Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36563
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBresolino, Lucas Calado-
dc.date.accessioned2025-04-16T13:01:28Z-
dc.date.available2025-04-16T13:01:28Z-
dc.date.issued2025-02-19-
dc.identifier.citationBRESOLINO, Lucas Calado. Desenvolvimento de jogos Action RPG para dispositivos moveis utilizando a engine Godot: um estudo aplicado. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36563-
dc.description.abstractThe development of independent games for mobile devices is becoming increasingly popular, driven by growing public demand and technological developments. In this context, choosing the right game engine is crucial to the success of the project. Godot Engine is a free and open-source tool that stands out as an economical and simplified option for independent developers and small studios. With an active community and beginner-friendly content, Godot offers a complete development environment that supports everything from creating animations to implementing complex game mechanics. The engine’s flexibility to export to various platforms such as Windows, macOS, Linux, Android, iOS and the Web makes it a versatile choice for projects of different sizes. This work identified the main attractions of Godot Engine and demonstrated its potential for developing Action RPG games for mobile devices by creating a prototype of a medieval game. The engine met all the objectives of the game, which became functional from the first lines of code.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectJogos eletrônicospt_BR
dc.subjectLinguagem de programação (Computadores)pt_BR
dc.subjectRPG (Linguagem de programação de computador)pt_BR
dc.subjectElectronic gamespt_BR
dc.subjectProgramming languages (Electronic computers)pt_BR
dc.subjectRPG (Computer program language)pt_BR
dc.titleDesenvolvimento de jogos Action RPG para dispositivos moveis utilizando a engine Godot: um estudo aplicadopt_BR
dc.title.alternativeAction RPG game development for mobile devices using Godot engine: an applied studypt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO desenvolvimento de jogos independentes para dispositivos móveis está se tornando cada vez mais popular impulsionado pela crescente demanda do público e pela evolução tecnológica. Nesse contexto, a escolha do motor de jogo ou engine adequada, é crucial para o sucesso do projeto. Godot Engine, é uma ferramenta gratuita e de código aberto, que se destaca como uma opção econômica e simplificada para desenvolvedores independentes e pequenos estúdios. Com uma comunidade ativa e com conteúdo amigável para iniciantes, Godot oferece um ambiente de desenvolvimento completo que suporta desde a criação de animações até a implementação de mecânicas de jogo complexas. A flexibilidade do mecanismo para exportar para diversas plataformas como Windows, macOS, Linux, Android, iOS e Web o torna uma escolha versátil para projetos de diferentes portes. Este trabalho identificou os principais atrativos do Godot Engine e demonstrou seu potencial para o desenvolvimento de jogos de Action RPG para dispositivos móveis por meio da criação de um protótipo de um jogo medieval. A engine atendeu todos os objetivos do jogo, que se tornou funcional logo nas primeiras linhas de código.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Brito, Robison Cris-
dc.contributor.referee1Brito, Robison Cris-
dc.contributor.referee2Fávero, Eliane De Bortoli-
dc.contributor.referee3Ascari, Rúbia Eliza de Oliveira Schultz-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Informáticapt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
desenvolvimentodispositivosmoveisgodot.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons