Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36561
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFinatto, Luan Filipe-
dc.date.accessioned2025-04-16T12:38:06Z-
dc.date.available2025-04-16T12:38:06Z-
dc.date.issued2025-02-25-
dc.identifier.citationFINATTO, Luan Filipe. Desenvolvimento de uma aplicação web interativa para contribuir com a alfabetização bilíngue de crianças surdas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36561-
dc.description.abstractThe literacy process for deaf children can be challenging due to the lack of educational resources focused on this audience. Thus, developing an external web application for the bilingual literacy of deaf children aged 4 to 5 represents a significant contribution, based on the demand observed by Libras teachers at UTFPR Pato Branco campus. Thus, this work presents a web application, created to provide educational content that teaches the recognition of Libras signs and the Alphabet Manual, relating sign language and Portuguese through playful activities. The application allows children to create personalized characters or load previously used characters stored locally in the browser without needing authentication. In addition, users can choose to register to manage multiple characters, customize activities, and manage rooms. The application includes a scoring system to track the user’s progress, increasing the difficulty of the activities according to performance. During use, the application provides humanized feedback to support children’s learning. The application was developed using NodeJS technologies to implement the back-end, and Angular and the PrimeNG framework to develop the front-end.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectEducação bilíngüept_BR
dc.subjectLingua de sinaispt_BR
dc.subjectAplicativos móveispt_BR
dc.subjectCrianças surdas - Meios de comunicaçãopt_BR
dc.subjectEducation, Bilingualpt_BR
dc.subjectSign languagept_BR
dc.subjectMobile appspt_BR
dc.subjectDeaf children - Means of communicationpt_BR
dc.titleDesenvolvimento de uma aplicação web interativa para contribuir com a alfabetização bilíngue de crianças surdaspt_BR
dc.title.alternativeDevelopment of an interactive web application to contribute to the bilingual literacy of deaf childrenpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO processo de alfabetização para crianças surdas pode representar um desafio, devido à falta de recursos educacionais focados para esse público. Dessa forma, o desenvolvimento de uma aplicação web voltada para a alfabetização bilíngue de crianças surdas de quatro a cinco anos representa uma contribuição importante, tendo como base a demanda observada por professoras de Libras da UTFPR Campus Pato Branco. Assim, neste trabalho é apresentada uma aplicação web, criada com o objetivo de disponibilizar conteúdo educacional que ensina a reconhecer sinais de Libras e do Alfabeto Manual, relacionando a língua de sinais e a língua portuguesa por meio de atividades lúdicas. A aplicação permite que crianças criem personagens personalizados, ou carreguem personagens já usados anteriormente, que estarão armazenados localmente no navegador, sem necessidade de autenticação. Adicionalmente, usuários podem optar por um cadastro para gerenciar múltiplos personagens, personalizar atividades e gerenciar salas. A aplicação inclui um sistema de pontuação para acompanhar o progresso do usuário, aumentando a dificuldade das atividades conforme o desempenho. Durante o uso, a aplicação fornece feedback humanizado para apoiar o aprendizado das crianças. A aplicação foi desenvolvida com o uso das tecnologias NodeJS, para a realização do back-end, e Angular junto ao framework do PrimeNG para o desenvolvimento do front-end.pt_BR
dc.degree.localPato Brancopt_BR
dc.publisher.localPato Brancopt_BR
dc.contributor.advisor1Ascari, Rúbia Eliza de Oliveira Schultz-
dc.contributor.advisor-co1Vogel, Mirelia Flausino-
dc.contributor.advisor-co1Brancalione, Aline-
dc.contributor.referee1Ascari, Rúbia Eliza de Oliveira Schultz-
dc.contributor.referee2Pegorini, Vinícius-
dc.contributor.referee3Fávero, Eliane Maria De Bortoli-
dc.contributor.referee4Vogel, Mirelia Flausino-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentDepartamento Acadêmico de Informáticapt_BR
dc.publisher.programTecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::SISTEMAS DE COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:PB - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aplicacaowebalfabetizacaobilingue.pdf9,29 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons