Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36561
Título: | Desenvolvimento de uma aplicação web interativa para contribuir com a alfabetização bilíngue de crianças surdas |
Título(s) alternativo(s): | Development of an interactive web application to contribute to the bilingual literacy of deaf children |
Autor(es): | Finatto, Luan Filipe |
Orientador(es): | Ascari, Rúbia Eliza de Oliveira Schultz |
Palavras-chave: | Educação bilíngüe Lingua de sinais Aplicativos móveis Crianças surdas - Meios de comunicação Education, Bilingual Sign language Mobile apps Deaf children - Means of communication |
Data do documento: | 25-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | FINATTO, Luan Filipe. Desenvolvimento de uma aplicação web interativa para contribuir com a alfabetização bilíngue de crianças surdas. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025. |
Resumo: | O processo de alfabetização para crianças surdas pode representar um desafio, devido à falta de recursos educacionais focados para esse público. Dessa forma, o desenvolvimento de uma aplicação web voltada para a alfabetização bilíngue de crianças surdas de quatro a cinco anos representa uma contribuição importante, tendo como base a demanda observada por professoras de Libras da UTFPR Campus Pato Branco. Assim, neste trabalho é apresentada uma aplicação web, criada com o objetivo de disponibilizar conteúdo educacional que ensina a reconhecer sinais de Libras e do Alfabeto Manual, relacionando a língua de sinais e a língua portuguesa por meio de atividades lúdicas. A aplicação permite que crianças criem personagens personalizados, ou carreguem personagens já usados anteriormente, que estarão armazenados localmente no navegador, sem necessidade de autenticação. Adicionalmente, usuários podem optar por um cadastro para gerenciar múltiplos personagens, personalizar atividades e gerenciar salas. A aplicação inclui um sistema de pontuação para acompanhar o progresso do usuário, aumentando a dificuldade das atividades conforme o desempenho. Durante o uso, a aplicação fornece feedback humanizado para apoiar o aprendizado das crianças. A aplicação foi desenvolvida com o uso das tecnologias NodeJS, para a realização do back-end, e Angular junto ao framework do PrimeNG para o desenvolvimento do front-end. |
Abstract: | The literacy process for deaf children can be challenging due to the lack of educational resources focused on this audience. Thus, developing an external web application for the bilingual literacy of deaf children aged 4 to 5 represents a significant contribution, based on the demand observed by Libras teachers at UTFPR Pato Branco campus. Thus, this work presents a web application, created to provide educational content that teaches the recognition of Libras signs and the Alphabet Manual, relating sign language and Portuguese through playful activities. The application allows children to create personalized characters or load previously used characters stored locally in the browser without needing authentication. In addition, users can choose to register to manage multiple characters, customize activities, and manage rooms. The application includes a scoring system to track the user’s progress, increasing the difficulty of the activities according to performance. During use, the application provides humanized feedback to support children’s learning. The application was developed using NodeJS technologies to implement the back-end, and Angular and the PrimeNG framework to develop the front-end. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36561 |
Aparece nas coleções: | PB - Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
aplicacaowebalfabetizacaobilingue.pdf | 9,29 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons