Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36542
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBusato, Lucas Granado-
dc.date.accessioned2025-04-15T19:23:30Z-
dc.date.available2025-04-15T19:23:30Z-
dc.date.issued2025-02-25-
dc.identifier.citationBUSATO, Lucas Granado. Leitura e anotação no ambiente digital: uma pesquisa sobre o desempenho de leitura mediada pela plataforma DLNotes em um contexto pedagógico. 2025. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36542-
dc.description.abstractConsidering the changes that technology has brought to the relationship with written texts and pedagogical practices, this study aims to examine how annotations influence and can demonstrate the reading level of students from the Language and Literature program at UTFPR (Curitiba and Pato Branco campuses) when reading opinion articles in a controlled and digital environment. Employing a quantitative methodology followed by a qualitative analysis through data cross­referencing, a practical test was conducted with 153 university students, based on comparing the reading and annotation of a printed text with reading and annotation in a digital environment, mediated by the DLNotes platform. To assess the level of reading, a concept discussed by Wolf (2019) and Liberato and Fulgêncio (2010), the volunteers were subjected to a comprehension test of the opinion articles read, based on the retrieval of their annotations, which in this context is regarded as a textual genre, according to Moraes and Cavalcanti (2016). The test results showed that the overall performance of the students was better in the questionnaire based on the text provided on the DLNotes platform, as it allows for an improvement in the metacognitive skills —according to Jou (2016) — involved in the process of reading and annotating.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectInovações educacionaispt_BR
dc.subjectLeitura - Efeito das inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectApontamentospt_BR
dc.subjectTecnologia - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectMetacogniçãopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectEducational innovationspt_BR
dc.subjectReading - Effect of technological innovations onpt_BR
dc.subjectNote-takingpt_BR
dc.subjectTechnology - Social aspectspt_BR
dc.subjectMetacognitionpt_BR
dc.subjectWritingpt_BR
dc.titleLeitura e anotação no ambiente digital: uma pesquisa sobre o desempenho de leitura mediada pela plataforma DLNotes em um contexto pedagógicopt_BR
dc.title.alternativeReading and annotation in the digital environment: a study about reading performance mediated by the DLNotes platform in a pedagogical contextpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoTendo em vista as mudanças que a tecnologia tem proporcionado na relação com os textos escritos e as práticas pedagógicas, este trabalho tem como objetivo verificar de que forma as anotações influenciam e podem demonstrar o nível de leitura que os alunos do curso de Letras da UTFPR (campus Curitiba e Pato Branco) apresentam a partir do gênero artigo de opinião quando lido em uma situação controlada. Valendo-se de uma metodologia quantitativa para em seguida construir uma análise qualitativa por meio do cruzamento de dados, foi realizada a aplicação de um teste prático com 153 universitários, pautada na comparação entre a leitura e anotação de um texto impresso com a leitura e anotação no ambiente digital, essas mediadas pela plataforma DLNotes. Para verificar o grau de leitura, conceito abordado por Wolf (2019) e Liberato e Fulgêncio (2010), os voluntários foram submetidos a um teste de interpretação dos artigos de opinião lidos, tendo como base de estudo a retomada de suas anotações, que neste contexto, é assumida como um gênero textual, conforme Moraes e Cavalcanti (2016). Como resultado do teste, foi verificado que o desempenho geral dos alunos foi melhor no questionário realizado a partir do texto ofertado na plataforma DLNotes, uma vez que essa possibilita um aprimoramento das habilidades metacognitivas — de acordo com Jou (2016) — envolvidas no processo de ler e anotar.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0001-9137-9922pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5979475649448982pt_BR
dc.contributor.advisor1Bertucci, Roberlei Alves-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4014-5610pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670264521787554pt_BR
dc.contributor.referee1Prim, Cristina de Souza-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-7199-313Xpt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4279079570701514pt_BR
dc.contributor.referee2Santa, Everton Vinicius de-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-0738-0977pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0896359543101989pt_BR
dc.contributor.referee3Bertucci, Roberlei Alves-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-4014-5610pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/1670264521787554pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos de Linguagenspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpt_BR
dc.subject.capesLetraspt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
leituramediadaanotacaodigital.pdf2,78 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons