Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36524
Título: Robótica educacional como metodologia de ensino sobre o sistema nervoso humano
Título(s) alternativo(s): Educational robotics as a teaching methodology about the human nervous system
Autor(es): Castro, Juliana da Silva Ribeiro de
Orientador(es): Bezerra Junior, Arandi Ginane
Palavras-chave: Robótica na educação
Ensino - Meios auxiliares
Arduino (Controlador programável)
Tecnologia educacional
Biologia - Estudo e ensino
Sistema nervoso - Estudo e ensino
Robotics in education
Teaching - Aids and devices
Arduino (Programmable controller)
Educational technology
Biology - Study and teaching
Nervous system - Study and teaching
Data do documento: 29-Nov-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CASTRO, Juliana da Silva Ribeiro de. Robótica educacional como metodologia de ensino sobre o sistema nervoso humano. 2025. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: Nos últimos anos, houve uma transformação significativa na sociedade, especialmente nas relações sociais, na qualidade de vida e no uso de tecnologias digitais. Essa mudança foi evidente com a introdução do computador pessoal, celulares e smartphones, que trouxeram a tecnologia digital para a vida cotidiana. No Paraná, a pandemia catalisou iniciativas governamentais para modernizar a infraestrutura tecnológica das escolas, como a instalação de internet, a compra de equipamentos e a inclusão de disciplinas tecnológicas no currículo. No entanto, a adaptação dos professores a essas novas tecnologias e a eficácia delas ainda são desafios. A lacuna entre o consumo de tecnologia pelos alunos e a habilidade de utilizá- la de forma produtiva foi particularmente evidente durante a pandemia. Esta dissertação investiga como a robótica educacional pode potencializar o aprendizado sobre o funcionamento do sistema nervoso humano e sua integração com o sistema sensorial entre alunos do ensino fundamental. Baseando-se nas teorias de Paulo Freire, Seymour Papert e Michel Resnick, o estudo defende o uso da robótica como ferramenta para promover a autonomia dos estudantes, permitindo que construam conhecimento por meio de práticas ativas e críticas. A metodologia construcionista de Papert, que une a construção de objetos físicos com a aprendizagem de novos conceitos, é central para essa abordagem. A robótica educacional deve ir além de ser uma simples disciplina curricular, funcionando como um meio de promover a aprendizagem crítica, contextualizada e significativa. O estudo foi conduzido em uma escola pública da Região Metropolitana de Curitiba, onde 24 alunos utilizaram materiais recicláveis e a plataforma Arduino para construir robôs que simulavam funções do sistema nervoso humano, como a resposta a estímulos sensoriais. Esses robôs foram apresentados na Feira do Conhecimento da escola, incentivando a troca de ideias e a exploração prática dos conceitos aprendidos. Os resultados indicaram que a robótica educacional foi eficaz para melhorar a compreensão dos alunos sobre o sistema nervoso, transformando conceitos abstratos em experiências concretas. Além do conhecimento acadêmico, os alunos desenvolveram habilidades socioemocionais, como criatividade, trabalho em equipe e autoconfiança. A pesquisa destaca, portanto, a importância de iniciativas como essa para o ensino de biologia e sugere a criação de um produto educacional que auxilie outros professores a implementar essa metodologia em sala de aula. A dissertação conclui que a robótica educacional oferece um caminho promissor para o ensino de conteúdos complexos, tornando o aprendizado mais ativo, motivador e contextualizado. Assim, propõe-se a expansão do uso da robótica como metodologia de ensino nas ciências biológicas, com foco na criatividade e no desenvolvimento crítico dos alunos.
Abstract: In recent years, there has been a significant transformation in society, particularly in social relations, quality of life, and the use of digital technologies. This change became evident with the introduction of personal computers, cell phones, and smartphones, which brought digital technology into everyday life. In Paraná, the pandemic accelerated government initiatives to modernize schools’ technological infrastructure, including the installation of the internet, the purchase of equipment, and the inclusion of technological subjects in the curriculum. However, teachers’ adaptation to these modern technologies and their effectiveness remains a challenge. The gap between students’ technology consumption and their ability to use it productively became especially evident during the pandemic. This dissertation investigates how educational robotics can enhance learning about the functioning of the human nervous system and its integration with the sensory system among elementary school students. Based on the theories of Paulo Freire, Seymour Papert, and Michel Resnick, the study advocates for the use of robotics as a tool to promote student autonomy, allowing them to build knowledge through active and critical practices. Papert’s constructionist methodology, which unites the construction of physical objects by learning new concepts, is central to this approach. Educational robotics should go beyond being a simple curricular subject, fostering critical, contextualized, and meaningful learning. The study was conducted in a public school in the Metropolitan Region of Curitiba, where 24 students used recyclable materials and the Arduino platform to build robots simulating human nervous system functions, such as responses to sensory stimuli. These robots were presented at the school’s Knowledge Fair, encouraging the exchange of ideas and the practical exploration of the concepts learned. The results indicated that educational robotics effectively improved students’ understanding of the nervous system, transforming abstract concepts into concrete experiences. In addition to academic knowledge, students developed socio-emotional skills such as creativity, teamwork, and self-confidence. The research highlights the importance of such initiatives in biology education and suggests creating an educational product to help other teachers implement this methodology in the classroom. The dissertation concludes that educational robotics offers a promising path for teaching complex content, making learning more active, motivating, and contextualized. Therefore, expanding robotics as a teaching methodology in biological sciences, focusing on creativity and critical development, is proposed.
Descrição: Acompanha: Produto educacional: simulando o sistema nervoso com arduino
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36524
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
roboticaensinosistemanervoso.pdf6,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
roboticaensinosistemanervoso_produto.pdf4,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons