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dc.creatorMaciel, João Paulo Bernardino-
dc.date.accessioned2025-04-14T12:51:15Z-
dc.date.available2025-04-14T12:51:15Z-
dc.date.issued2022-12-08-
dc.identifier.citationMACIEL, João Paulo Bernardino. Simulação de proposta de jogo de empresa utilizando ambiente de desenvolvimento distribuído de software como estratégia para desenvolver habilidades profissionais. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Cornélio Procópio, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36512-
dc.description.abstractThe games emerged as a tool for simulation and military training, always present in the history of man. In 1957 it began to be used in learning as a teaching tool in the United States, giving rise to the Business Games. In Brazil, the Company Games emerged in the 1970s, imported from the USA and used as a teaching and learning tool. The study aims to develop a company game to conduct training in order to develop professional skills simulating distributed software development environment. The methodology used is characterized as descriptive and qualitative research, with application of bibliographic research and experimental research. It is concluded that, with the realization of the company game it is possible to simulate the distributed software development environment and develop professional skills of employees through the absorption of the proposed knowledge.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/*
dc.subjectJogos de empresaspt_BR
dc.subjectSoftware - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectSimulação (Computadores)pt_BR
dc.subjectManagement gamespt_BR
dc.subjectComputer software - Developmentpt_BR
dc.subjectComputer simulationpt_BR
dc.titleSimulação de proposta de jogo de empresa utilizando ambiente de desenvolvimento distribuído de software como estratégia para desenvolver habilidades profissionaispt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoOs jogos surgiram como ferramenta para simulação e treinamento militar, sempre presente na história do homem. Em 1957 passou a ser utilizado na aprendizagem como ferramenta de ensino nos Estados Unidos, dando origem aos Jogos de Empresas. No Brasil os Jogos de Empresa surgiram na década de 1970, importado dos EUA sendo utilizado como ferramenta de ensino e aprendizagem. O estudo tem como objetivo elaborar um jogo de empresa para realizar treinamentos a fim de desenvolver habilidades profissionais simulando ambiente de desenvolvimento distribuído de software. A metodologia utilizada é caracterizada como pesquisa descritiva e qualitativa, com aplicação da pesquisa bibliográfica e da pesquisa experimental. Conclui-se que, com a realização do jogo de empresa é possível simular o ambiente de desenvolvimento distribuído de software e desenvolver habilidades profissionais dos colaboradores por meio da absorção do conhecimento proposto.pt_BR
dc.degree.localCornélio Procópiopt_BR
dc.publisher.localCornelio Procopiopt_BR
dc.contributor.advisor1Haddad, Flávia Belintani Blum-
dc.contributor.referee1Haddad, Flávia Belintani Blum-
dc.contributor.referee2Fabri, José Augusto-
dc.contributor.referee3Palácios, Rodrigo Henrique Cunha-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Softwarept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWAREpt_BR
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