Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36508
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLuz, Thayara Karine Galdino Felipe da-
dc.date.accessioned2025-04-12T14:35:54Z-
dc.date.available2025-04-12T14:35:54Z-
dc.date.issued2023-02-06-
dc.identifier.citationLUZ, Thayara Karine Galdino Felipe da. Educação financeira no ensino médio: uma abordagem por meio de sequência didática. 2023. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Matemática) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Toledo, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36508-
dc.description.abstractIn view of the current economic situation in Brazil, the high number of families with some kind of debt and the social, economic and financial challenges imposed by society, it is increasingly apparent the need to promote the financial education of the population. In this sense, many institutions and organizations have sought to raise awareness among authorities about the need to educate people financially as early as possible, mainly using the school environment for this purpose. The government of the State of Paraná through the Secretariat of Education implemented in the State curriculum the Financial Education curriculum component in all high school grades from 2021. With the implementation of this curricular component, two needs arise: to prepare the teachers who will work with this new curricular component and to make available materials and resources that can assist these professionals in the development of the training/financial qualification of people. In this sense, the present work presents a proposal for a didactic sequence involving different themes linked to Financial Education, and sees in this, support mainly, teachers of the state public education network, in this process of formation of the financially educated subject/citizen.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/deed.enpt_BR
dc.subjectDívidas pessoaispt_BR
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectSequências (Matemática)pt_BR
dc.subjectPersonal debtpt_BR
dc.subjectFinancial literacypt_BR
dc.subjectSequences (Mathematics)pt_BR
dc.titleEducação financeira no ensino médio: uma abordagem por meio de sequência didáticapt_BR
dc.title.alternativeFinancial education in high school: an approach through teaching sequencept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoDiante do quadro econômico apresentado atualmente no Brasil, do número elevado de famílias com algum tipo de dívida e dos desafios de ordem social, econômica e financeira impostos pela sociedade, visualiza-se cada vez mais, a necessidade de promover a Educação Financeira da população. Nesse sentido, muitas instituições e organizações têm procurado sensibilizar as autoridades a respeito da necessidade de educar financeiramente as pessoas o mais cedo possível, usando principalmente o ambiente escolar para esse fim. O governo do Estado do Paraná por meio da Secretaria de Educação implementou no currículo do Estado a unidade curricular Educação Financeira em todas as séries do ensino médio a partir de 2021. Com a implementação dessa unidade curricular, surgem duas necessidades: preparar os docentes que atuarão com essa nova unidade curricular e disponibilizar materiais e recursos que possam auxiliar esses profissionais no desenvolvimento da formação/capacitação financeira das pessoas. Neste sentido, o presente trabalho apresenta uma proposta de sequência didática envolvendo diferentes temas ligados à Educação Financeira, vislumbrando com isso, apoiar principalmente, docentes da rede pública estadual de ensino, nesse processo de formação do sujeito/cidadão financeiramente educado.pt_BR
dc.degree.localToledopt_BR
dc.publisher.localToledopt_BR
dc.contributor.advisor1Coser, Ivan José-
dc.contributor.referee1Coser, Ivan José Coser-
dc.contributor.referee2Milani, Dione Ines Christ-
dc.contributor.referee3Andrade, Vanessa Largo-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApt_BR
Aparece nas coleções:TD - Licenciatura em Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
educacaofinaceirasequenciadidatica.pdf632,12 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons