Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36499
Título: | Avaliação da experiência dos docentes do curso de engenharia de produção na plataforma Moodle da UTFPR Campus Londrina |
Título(s) alternativo(s): | Evaluation of the experience of production engineering faculty on the Moodle plataform at UTFPR Londrina Campus |
Autor(es): | Ricardo, Joseph Henrique Venceslau |
Orientador(es): | Quintilhano, Silvana Rodrigues |
Palavras-chave: | Interação humano-máquina Usuários de computador Professores - Formação Ensino auxiliado por computador Human-computer interation Computer users Teachers, Training of Computer-assisted instruction |
Data do documento: | 21-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Londrina |
Citação: | RICARDO, Joseph Henrique Venceslau. Avaliação da experiência dos docentes do curso de engenharia de produção na plataforma Moodle da UTFPR Campus Londrina. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025. |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo avaliar a experiência dos docentes do curso de Engenharia de Produção da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) na utilização da plataforma Moodle como ferramenta de apoio ao ensino. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso, combinando abordagem qualitativa e quantitativa, com aplicação de questionários estruturados baseados nas heurísticas de Nielsen. Os resultados indicam que, embora o Moodle seja amplamente utilizado, há dificuldades na usabilidade e adaptação dos docentes à plataforma, especialmente devido à falta de capacitação e suporte técnico adequado. Foram identificados aspectos positivos, como a flexibilidade do ambiente virtual, e desafios, incluindo limitações na personalização da interface e na interação com os alunos. Com base nos achados, sugerem-se melhorias na capacitação docente, otimização da interface e aprimoramento das funcionalidades do sistema. A pesquisa contribui para a reflexão sobre o impacto das tecnologias no ensino superior e destaca a importância da adaptação contínua das plataformas educacionais para atender às necessidades dos usuários. |
Abstract: | This study aims to evaluate the experience of professors in the Production Engineering course at the Federal University of Technology – Paraná (UTFPR) in using the Moodle platform as a teaching support tool. The research was conducted through a case study, combining qualitative and quantitative approaches, with structured questionnaires based on Nielsen's heuristics. The results indicate that although Moodle is widely used, there are usability difficulties and challenges in teachers’ adaptation to the platform, especially due to a lack of training and adequate technical support. Positive aspects were identified, such as the flexibility of the virtual environment, as well as challenges, including limitations in interface customization and interaction with students. Based on the findings, improvements are suggested in teacher training, interface optimization, and enhancement of the system’s functionalities. This research contributes to the discussion on the impact of technology on higher education and highlights the importance of continuous adaptation of educational platforms to meet user needs. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36499 |
Aparece nas coleções: | LD - Engenharia de Produção |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
avaliacaoexperienciamoodle.pdf | 662,08 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons