Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36457
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Ferreira, Fernanda Rigoni Peron | - |
dc.date.accessioned | 2025-04-09T19:39:03Z | - |
dc.date.available | 2025-04-09T19:39:03Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-21 | - |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Fernanda Rigoni Peron. Relações interculturais na mobilidade estudantil universitária: experiências de intercambistas de engenharia na Universidade do Porto. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36457 | - |
dc.description.abstract | Student mobility is an essential strategy for academic and professional development, allowing university students to complete part of their studies at institutions different from their home universities. This study explores the experiences of 27 engineering students from 12 different nationalities who participated in an exchange program at a Portuguese institution between 2023 and 2024. The objective is to contribute to and promote a more creative education for future engineering professionals. Approximately 74% of respondents received scholarships, highlighting the support provided by educational institutions for mobility programs. The findings revealed that student mobility significantly contributed to the development of intercultural and technical skills. Among the main benefits reported by students were the expansion of knowledge about new engineering methodologies and techniques, improvement in organizational and planning skills under tight deadlines, as well as adaptation to different teaching and research styles. Moreover, the experience fostered a broader and more critical perspective on the global job market, enhancing participants' résumés, reinforces the importance of internationalization programs in higher education, emphasizing the positive impact of these experiences in shaping more qualified professionals ready to thrive in an increasingly interconnected market. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | * |
dc.subject | Mobilidade estudantil | pt_BR |
dc.subject | Estudantes universitários - Programas de desenvolvimento | pt_BR |
dc.subject | Engenharia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Student mobility | pt_BR |
dc.subject | College student development programs | pt_BR |
dc.subject | Engineering - Study and teaching | pt_BR |
dc.title | Relações interculturais na mobilidade estudantil universitária: experiências de intercambistas de engenharia na Universidade do Porto | pt_BR |
dc.title.alternative | Intercultural relations in university student mobility: experiences of engineering exchange students at the University of Porto | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A mobilidade estudantil é uma estratégia essencial para o desenvolvimento acadêmico e profissional, permitindo que estudantes universitários realizem parte de seus estudos em instituições diferentes das que estão matriculados. O presente estudo investiga as vivências de 27 estudantes de engenharia de 12 nacionalidades distintas, que participaram de um programa de intercâmbio em uma instituição portuguesa entre 2023 e 2024. Com objetivo, busca-se contribuir e promover uma educação mais criativa para os futuros profissionais de Engenharia. Cerca de 74% dos entrevistados obtiveram bolsa de estudos, demonstrando o incentivo das instituições de ensino aos programas de mobilidade. Os resultados demonstraram que a mobilidade estudantil contribuiu significativamente para o desenvolvimento de habilidades interculturais e técnicas. Entre os principais benefícios relatados pelos estudantes, destacam-se a ampliação do conhecimento sobre novas metodologias e técnicas de engenharia, o aprimoramento da capacidade de organização e planejamento sob prazos curtos, bem como a adaptação a diferentes estilos de ensino e pesquisa. Além disso, a experiência favoreceu o desenvolvimento de uma visão mais ampla e crítica sobre o mercado de trabalho global, fortalecendo o currículo dos participantes, reforçando a importância de programas de internacionalização no ensino superior, evidenciando o impacto positivo dessas vivências na formação de profissionais mais qualificados e preparados para atuar em um mercado cada vez mais interconectado. | pt_BR |
dc.degree.local | Londrina | pt_BR |
dc.publisher.local | Londrina | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Quintilhano, Silvana Rodrigues | - |
dc.contributor.referee1 | Quintilhano, Silvana Rodrigues | - |
dc.contributor.referee2 | Tondato, Rogerio | - |
dc.contributor.referee3 | Ferreira, José Ângelo | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia de Produção | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | LD - Engenharia de Produção |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
relacoesinterculturaisuniversidadeporto.pdf | 774,1 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons