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Título: Ensino de gêneros e termos jornalísticos: contribuições de um dicionário terminológico digital
Título(s) alternativo(s): Teaching journalistic genres and terms: contributions from a digital terminological dictionary
Autor(es): Oliveira, Thaís Helena Ferreira Neto
Orientador(es): Silva, Alessandra Dutra
Palavras-chave: Jornalismo - Estudo e ensino
Redação de textos jornalísticos
Dicionários eletrônicos
Journalism - Study and teaching
Journalism - Authorship
Electronic dictionaries
Data do documento: 9-Dez-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Ponta Grossa
Citação: OLIVEIRA, Thaís Helena Ferreira Neto. Ensino de gêneros e termos jornalísticos: contribuições de um dicionário terminológico digital. 2024. Tese (Doutorado em Ensino de Ciência e Tecnologia) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2024.
Resumo: Os gêneros textuais são diferentes textos 3 orais e escritos 3 que as pessoas produzem e com os quais interagem ao longo de suas relações sociais e comunicativas, em todas as áreas de conhecimento. A linguagem tem consigo a interação verbal e, como defende Marcuschi (2008), a população se comunica por intermédio de gêneros. Para o autor, a língua não é vista somente como um instrumento, mas sobretudo como um elemento de interação. Em um curso de jornalismo, por exemplo, há expressiva variedade de gêneros textuais e termos com os quais os estudantes se deparam e que, muitas vezes, não utilizam por desconhecimento, prejudicando assim essa interação defendida pelo autor. Nesse sentido, este estudo buscou elaborar e aplicar um dicionário terminológico digital sobre gêneros e termos jornalísticos a 26 estudantes 3 de 18 a 24 anos 3 do segundo ano de um curso de graduação em jornalismo de uma universidade situada na região dos Campos Gerais, na cidade de Ponta Grossa, no Paraná; e discutir os resultados dessa aplicação. A tese defendida neste trabalho é que o produto educacional "Dicionário terminológico digital de gêneros e termos jornalísticos" pode trazer contribuição para a formação acadêmica de alunos do curso de jornalismo. Os tipos de pesquisa empregados foram qualitativa e de campo. Qualitativa, pois a abordagem de pesquisa estudou aspectos subjetivos de fenômenos sociais e comportamento humano, fenômenos esses observados em sala de aula, no ensino. Devido ao caráter subjetivo de uma pesquisa qualitativa, complementou-se com um trabalho de campo, estudando aspectos em sala de aula com a aplicabilidade do dicionário terminológico digital de gêneros e termos jornalísticos. Os resultados mostraram que os estudantes consideraram o dicionário terminológico digital de gêneros e termos jornalísticos um recurso produtivo, com potencial para ser usado como suporte didático-tecnológico, principalmente em disciplinas iniciais do curso de jornalismo.
Abstract: Textual genres are different texts 3 oral and written 3 that people produce and interact with throughout their social and communicative relationships, in all areas of knowledge. Language involves verbal interaction and, as Marcuschi (2008) argues, people communicate through genres. For the author, language is not seen only as an instrument, but above all as an element of interaction. In a journalism course, for example, there is a significant variety of textual genres and terms that students come across and that they often do not use, due to lack of knowledge, thus hindering the interaction advocated by the author. In this sense, this study sought to develop and apply a digital terminological dictionary on journalistic genres and terms to 26 students 3 aged 18 to 24 3 in the second year of an undergraduate journalism course at a university located in the Campos Gerais region, in the city of Ponta Grossa, Paraná; and to discuss the results of this application. The thesis defended in this work is that the educational product "Digital terminological dictionary of journalistic genres and terms" can contribute to the academic training of journalism students. The types of research used were qualitative and field research. Qualitative research, because the research approach studied subjective aspects of social phenomena and human behavior. These phenomena were observed in the classroom, in teaching. Due to the subjective nature of qualitative research, it was complemented with field work, studying classroom aspects with the applicability of the digital terminological dictionary of journalistic genres and terms. The results showed that the students considered the digital terminological dictionary of journalistic genres and terms a productive resource, with the potential to be used as a didactic-technological support, mainly in initial disciplines of the journalism course.
Descrição: Acompanha produção técnica: Dicionário terminológico digital de gêneros textuais e termos jornalísticos
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36408
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