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Título: Necessidade do conceito e motivos para a aprendizagem: (inter)relações manifestadas por professores em formação continuada fundamentada na atividade orientadora de ensino
Título(s) alternativo(s): Necessity of the concept and motivation for learning: (inter)relations manifested by teachers in continuing education grounded in teaching guiding activity
Autor(es): Oliveira, Natalia Mota
Orientador(es): Panossian, Maria Lucia
Palavras-chave: Aprendizagem
Matemática - Estudo e ensino
Professores - Formação
Necessidade (Psicologia)
Motivação (Psicologia)
Learning
Mathematics - Study and teaching
Teachers, Training of
Need (Psychology)
Motivation (Psychology)
Data do documento: 21-Nov-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: OLIVEIRA, Natalia Mota. Necessidade do conceito e motivos para a aprendizagem: (inter)relações manifestadas por professores em formação continuada fundamentada na atividade orientadora de ensino. 2025. Dissertação (Mestrado em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: Esta pesquisa realizada no âmbito do mestrado profissional do Programa de PósGraduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) tem como fundamentação a Teoria Histórico-cultural (Vygotsky, 2001), a Teoria da Atividade (Leontiev, 2021) e a Atividade Orientadora de Ensino (Moura, 2016). A partir destes autores é possível compreender que estar em atividade potencializa a aprendizagem e, consequentemente, o desenvolvimento. Espera-se que estudantes em atividade de aprendizagem tenham uma necessidade orientada a um objeto, isto é, um motivo para aprendizagem conceitual. Neste sentido, é que se entende que o ensino de matemática precisa ser organizado com o objetivo de despertar motivos de aprendizagem nos estudantes (Moura et al., 2016). Motivada a compreender como os educadores se preocupam com as necessidades do conceito e motivos de seus estudantes, esta pesquisa tem como objeto a compreensão dos professores sobre necessidades e motivos no processo de organização do ensino durante a formação continuada remota no espaço da Oficina Pedagógica de Matemática (OPM/UTFPR). Durante o ano de 2022, foram acompanhados 14 encontros com sete licenciandos em matemática e duas professoras da educação básica participantes do projeto, além dos cinco integrantes da equipe executora da OPM, totalizando dezesseis sujeitos da pesquisa. Entende-se que a compreensão destes professores permite responder ao problema: “O que professores em formação continuada na OPM manifestam sobre a necessidade do conceito e os motivos para a aprendizagem durante a organização do ensino de matemática a partir da Atividade Orientadora de Ensino? São pertinentes ao problema as mudanças qualitativas na referida compreensão destes professores. Para explicitar tais compreensões sobre necessidades e motivos bem como as mudanças ocorridas, foram analisadas manifestações escritas e orais dos professores apresentando-os em dois episódios de análise: 1) necessidade do conceito e motivos considerados durante o estudo sobre a Atividade Orientadora de Ensino e 2) Necessidade do conceito e motivos considerados na elaboração de situações desencadeadoras de aprendizagem de matemática. Dentre os resultados destaca-se que, mesmo com as ações formativas empreendidas, os participantes do projeto atentaram-se mais aos aspectos instrucionais da organização do ensino do que à necessidade do conceito. Por outro lado, as ações formativas proporcionadas pela OPM permitiram mudanças na compreensão de necessidade e motivo, além de avanços na forma de analisar as potencialidades de situações de ensino. Os resultados da pesquisa, fundamentados no referencial teórico que a sustenta, constituíram um produto educacional no formato de site com orientações para os professores sobre como podem considerar as necessidades e motivos de seus estudantes.
Abstract: This research, conducted as part of the professional master’s program in Scientific, Educational, and Technological Training (PPGFCET) at the Federal Technological University of Paraná (UTFPR), is grounded in Historical-Cultural Theory (VYGOTSKY, 2001), Activity Theory (LEONTIEV, 2021), and Teaching Guiding Activity (MOURA, 2016). Based on these authors, it is possible to understand that being active enhances learning and, consequently, development. It is expected that students engaged in learning activities have a need directed toward an object, that is, a motive for conceptual learning. In this sense, it is understood that mathematics teaching needs to be organized with the aim of awakening learning motives in students (MOURA et al., 2016). Motivated to understand how educators are concerned with the needs for concepts and motives of their students, this research focuses on teachers’ understanding of needs and motives in the process of organizing teaching during remote continued education in the Mathematical Pedagogical Workshop (OPM/UTFPR). During the year 2022, 14 meetings were observed with seven mathematics teaching students and two basic education teachers participating in the project, in addition to the five members of the OPM executing team, totaling sixteen research subjects. It is understood that the comprehension of these teachers allows for addressing the question: “What do teachers in continued education at the OPM express about the need for concepts and motives for learning during the organization of mathematics teaching based on Teaching-Oriented Activity?” The qualitative changes in these teachers’ understanding are pertinent to the problem. To elucidate these understandings regarding needs and motives, as well as the changes that occurred, the intention is to analyze written and oral expressions from the teachers, presenting them in two analytical episodes: 1) need for the concept and motives considered during the study of Teaching Guiding Activity, and 2) need for the concept and motives considered in the development of Learning Triggering Situations about mathematics concepts. Among the results, it stands out that even with the formative actions undertaken, the project participants focused more on instructional aspects of teaching organization than on the need for concepts. On the other hand, the formative actions provided by the OPM allowed changes in the understanding of needs and motives, as well as advancements in the way of analyzing the potentialities of teaching situations. The results of the research, grounded in the theoretical framework that supports it, constituted an educational product in the format of a website with guidelines for teachers on how they can consider the needs and motives of their students.
Descrição: Acompanha: Necessidades e motivos para aprendizagem: o olhar de professores em formação continuada que ensinam matemática
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36407
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica

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