Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36354
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMarques, Vítor Henrique de Almeida-
dc.date.accessioned2025-04-02T21:11:12Z-
dc.date.available2025-04-02T21:11:12Z-
dc.date.issued2025-02-19-
dc.identifier.citationMARQUES, Vítor Henrique de Almeida. Neurociências e as principais funções mentais da aprendizagem: concepções e implicações à formação de licenciandos em química. 2025. Trabalho de conclusão de curso (Licenciatura em Química) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Londrina, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36354-
dc.description.abstractAn initial teacher training based on the fundamentals of various areas of Neurosciences enables teachers to understand, recognize, and value the neurocognitive diversity of each student. Thinking this way, we elaborated the research problem: what are the conceptions and implications for teacher training of Chemistry student-teachers regarding Neuroscience and the main mental functions involved in the learning process when participating in a mini-course containing knowledge on the subject? In search of answers, the general objective was to elaborate, apply, and analyze the results of a mini-course entitled: 'Neuroscience and the main mental functions involved in the learning process', for the training of Chemistry student-teachers. In the methodology, we prioritized qualitative research of the applied, field, and explanatory type. The participants were seven student-teachers enrolled in a Fundamentals of Chemical Education discipline of a Chemistry Degree course, evening shift. Before and after participating in the mini-course, all responded to questionnaires. The collected data were structured based on content analysis. The results indicate that, in addition to conceptual advances, participants began to perceive neuroscience as a fundamental tool for teaching. Many highlighted that understanding neural processes can help them adapt their teaching methodologies to meet the different needs of students. This includes using diversified approaches, considering individual cognitive differences and the role of emotions in learning. This result is aligned with recent studies indicating that personalized teaching, based on brain knowledge, can contribute to a more efficient and inclusive teaching and learning process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/*
dc.subjectEducação - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subjectMetacogniçãopt_BR
dc.subjectNeurociência cognitivapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectEducation - Study and teachingpt_BR
dc.subjectTeachers, Training ofpt_BR
dc.subjectMetacognitionpt_BR
dc.subjectCognitive neurosciencept_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.titleNeurociências e as principais funções mentais da aprendizagem: concepções e implicações à formação de licenciandos em químicapt_BR
dc.title.alternativeNeurosciences and the main mental functions of learning: conceptions and implications for the training of chemistry undergraduatespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoUma formação docente inicial pautada em fundamentos das várias áreas de Neurociências oportuniza ao professor compreender, reconhecer e valorizar a diversidade neurocognitiva de cada aluno. Pensando assim, elaboramos o problema de pesquisa: quais são as concepções e as implicações à formação docente de Licenciandos em Química acerca de Neurociência e as principais funções mentais envolvidas no processo de aprendizagem, quando participam de um minicurso contendo conhecimentos do referido assunto? Em busca de respostas, o objetivo geral foi elaborar, aplicar e analisar os resultados de um minicurso intitulado: “Neurociências e as principais funções mentais envolvidas no processo de aprendizagem”, para a formação de Licenciandos em Química. Na metodologia, priorizamos a pesquisa qualitativa do tipo aplicada, de campo e com caráter explicativo. Os participantes foram sete licenciandos matriculados em uma disciplina de Fundamentos da Educação Química de um curso de Licenciatura em Química, noturno. Antes e após a participação no minicurso, todos responderam questionários. Os dados coletados foram estruturados com base na análise de conteúdo. Os resultados indicam que além dos avanços conceituais, os participantes passaram a perceber a neurociência como uma ferramenta fundamental para o ensino. Muitos destacaram que compreender os processos neurais pode ajudá-los a adaptar suas metodologias de ensino para atender às diferentes necessidades dos alunos. Isso inclui a utilização de abordagens diversificadas, considerando as diferenças cognitivas individuais e o papel das emoções na aprendizagem. Esse resultado está alinhado com estudos recentes que indicam que a personalização do ensino, fundamentado no conhecimento do encéfalo, pode contribuir para um processo de ensino e de aprendizado mais eficiente e inclusivo.pt_BR
dc.degree.localLondrinapt_BR
dc.publisher.localLondrinapt_BR
dc.contributor.advisor1Figueiredo, Márcia Camilo-
dc.contributor.referee1Figueiredo, Márcia Camilo-
dc.contributor.referee2Rezzadori, Cristiane Beatriz Dal Bosco-
dc.contributor.referee3Monteiro, Paula Cavalcante-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:LD - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
neurocienciasfuncoesmentaisaprendizagem.pdf2,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons