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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36335
Título: | A estética da errância em O Recado do morro |
Título(s) alternativo(s): | The aesthetics of errance in O Recado do morro |
Autor(es): | Rogoski, Gabriela de Paula |
Orientador(es): | Sales, Cristiano de |
Palavras-chave: | Literatura brasileira Rosa, João Guimarães, 1908-1967 - Crítica e interpretação Diáspora africana na literatura Mitologia clássica Mitologia africana Exu (Orixá) Poética Brazilian literature Rosa, João Guimarães, 1908-1967 - Criticism and interpretation African diaspora in literature Mythology, Classical Mythology, African Eshú (Afro-Caribbean deity) Poetics |
Data do documento: | 21-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | ROGOSKI, Gabriela de Paula. A estética da errância em O Recado do morro. 2025. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2025. |
Resumo: | Este trabalho coloca em evidência a relação mitológica existente em O recado do Morro (1995), de Guimarães Rosa, pela lupa afrodiaspórica, a qual confronta 3 em uma de suas ações 3 a mitologia clássica greco-latina e a mitologia africana, encontrando pontos de tensionamento e contato que sustentam ambas em interseção. Esta proposta defende, com base nos conceitos de Édouard Glissant em A poética da relação (2021), que é a partir da linguagem da obra que o recado de previsão do Morro da Garça se propaga na narrativa pelo eco-mundo, o qual se realiza pela errância em constante extensão. Nessa vertente, esta pesquisa observa como o eco-mundo se desloca dentro da narrativa rosiana, entendendo o atravessamento enunciativo como parte da encruzilhada. Dito isso, o trabalho realiza uma retomada da mitologia africana, em específico os mitos acerca de Exu, com o objetivo de resgatar sua composição pluriforme e atemporal que dialoga com a perspectiva de caos-mundo, derivado do eco-mundo e responsável por manter a organização social. Em consonância com a poética de Glissant, unimos os dizeres de outros estudiosos da afrodiáspora que também foram imprescindíveis para observar a linguagem, como Edimilson de Almeida Pereira (2010; 2022), que entende a relação proposta por Glissant como parte do processo de transformação da linguagem em seus modos Orfe(x)u e Exunouveau; e Leda Maria Martins (2022.a;2022b), que trabalha com a hierarquia dos ritos do rosário e a perspectiva de tempo espiralar e memorialístico, tópicos essenciais para sustentação da pesquisa. Para além, ainda nos valemos do diálogo paralelo com a crítica literária já existente acerca da obra, como os dizeres de Wisnik (1998; 2018), Sperber (1982) e Araújo (1992), assim como de outros pesquisadores que comentam a linguagem movente de Rosa, como Hansen (2000) e Nodari (2024), com o objetivo de entender e colocar em contato os possíveis tensionamentos rosianos com a afrodiáspora e, em suma, com a errância que se apresenta na opacidade e na transparência da Relação. |
Abstract: | This study highlights the mythological relationship in O recado do Morro (1995), by Guimarães Rosa, through the Afro-diasporic lens, which confronts4 in one of its manifestations4 Greco-Roman classical mythology and African mythology, identifying points of tension and contact that sustain both in intersection. The proposal argues, based on Édouard Glissant9s concepts in Poetics of Relation (2021), that it is through the language of the work that the prophecy of the Morro da Garça is transmitted within the narrative via the “eco-world,” realized through errancy in constant expansion. In this regard, the research examines how the eco-world shifts within Rosa’s narrative, understanding the enunciative crossing as part of the crossroads. The study also revisits African mythology, specifically the myths surrounding Exu, aiming to recover its pluriform and timeless composition, which dialogues with the perspective of chaos-world, derived from the eco-world and responsible for maintaining social organization. In alignment with Glissant’s poetics, the work integrates the contributions of other scholars of the Afro-diaspora who were essential to observing the language, such as Edimilson de Almeida Pereira (2010; 2022), who understands the relation proposed by Glissant as part of the transformation of language in its Orfe(x)u and Exunouveau modes; and Leda Maria Martins (2022.a; 2022b), who addresses the hierarchy of the rosary rituals and the spiral and memorial time perspective, topics essential for supporting the research. Furthermore, the study engages with existing literary criticism on the work, including the writings of Wisnik (1998; 2018), Sperber (1982), and Araújo (1992), as well as other researchers who comment on Rosa9s dynamic language, such as Hansen (2000) and Nodari (2024), with the aim of understanding and bringing into contact the possible tensions in Rosa9s work with the Afro-diaspora and, ultimately, with the errancy that manifests in both the opacity and transparency of the Relation. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36335 |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens |
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