Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3632
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCaldas, Marcos Paulo Kohler-
dc.date.accessioned2018-11-30T19:12:42Z-
dc.date.available5000-01-01-
dc.date.available2018-11-30T19:12:42Z-
dc.date.issued2008-12-12-
dc.identifier.citationCALDAS, Marcos Paulo Kohler. Viabilidade do processo de transferência de tecnologia entre escola-empresa utilizando o egresso como o agente de inovação e o data warehouse como ferramenta de análise. 2008. 110 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Ponta Grossa, 2008.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/3632-
dc.description.abstractIn recent years interaction between school and business has given positive results promoting an atmosphere of cooperation in many areas. Strategies for the transfer of technology between school and business by means of mechanisms for interaction have been used to implement technological innovations. The objective of this study is to evaluate the viability of a new mechanism for technology transfer by means of alumnus and alumna analysis using a data warehouse as the analytic tool. In relation to the objectives we have an exploratory research project that in view of its technical procedures can be characterized as bibliographic research. To confirm the relevance of the subject, the manager of the monitoring area of alumnus and alumna at CEFETES was interviewed. Two other interviews were held with that manager to identify the data elements which would enable verification of school- business technology transfer by means of alumnus and alumna. After tabulation of all of the information a system for alumnus and alumna data entry and proposed interface screens were developed. With the system of alumnus and alumna specification constructed, the process of dimensional modeling for the data warehouse tool was initiated. The dimensional modeling reports served to define the indicators of school-business technology transfer. The definition of those indicators makes it possible to confirm the viability of the process.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.subjectTransferência de tecnologiapt_BR
dc.subjectArmazenamento de dadospt_BR
dc.subjectIndústria e educaçãopt_BR
dc.subjectTechnology transferpt_BR
dc.subjectData Warehousingpt_BR
dc.subjectIndustry and educationpt_BR
dc.titleViabilidade do processo de transferência de tecnologia entre escola-empresa utilizando o egresso como o agente de inovação e o data warehouse como ferramenta de análisept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos, a interação entre escola e empresa tem dado resultados positivos e promovido um ambiente de cooperação em diversas áreas. Estratégias de transferência de tecnologia entre escola e empresa por meio de mecanismos de interação têm sido utilizadas para implantar inovações tecnológicas. Este trabalho visa verificar a viabilidade de um mecanismo de transferência de tecnologia por meio da análise do egresso, usando o data warehouse como ferramenta de análise. Trata-se, com relação aos objetivos, de uma pesquisa exploratória que, em face de seus procedimentos técnicos, pode ser caracterizada como uma pesquisa bibliográfica. Para verificar a relevância do assunto, foi realizada uma entrevista com o gestor da área de acompanhamento dos egressos do CEFET-ES. Duas outras entrevistas foram realizadas com esse gestor para levantamento de informações que possibilitem verificar a transferência de tecnologia entre escola-empresa por meio do egresso. Após todas essas informações tabuladas, foi especificado, conceitualmente, um sistema para entrada de dados dos egressos e apresentada uma sugestão para suas telas de uso. Com a especificação conceitual do sistema de egressos construída, iniciou-se o processo de modelagem dimensional para a ferramenta de data warehouse. Somente com a modelagem dimensional concluída, definiram-se os relatórios que servirão como indicadores do processo de transferência de tecnologia entre escola-empresa. Com esses indicadores definidos é que a viabilidade do processo pode ser confirmada.pt_BR
dc.degree.localPonta Grossapt_BR
dc.publisher.localPonta Grossapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6499650719150590pt_BR
dc.contributor.advisor1Kovaleski, João Luiz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4238962623790586pt_BR
dc.contributor.referee1Oliveira, José Roberto-
dc.contributor.referee2Coelho Junior, Thalmo de Paiva-
dc.contributor.referee3Scandelari, Luciano-
dc.contributor.referee4Kovaleski, João Luiz-
dc.contributor.referee5Francisco, Antonio Carlos de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de Produçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAOpt_BR
dc.subject.capesEngenharia de Produçãopt_BR
Aparece nas coleções:PG - Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PG_PPGEP_M_Caldas, Marcos Paulo Kohler_2008.pdf
  Disponível a partir de 5000-01-01
2,68 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.