Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36310
Título: | A construção da subjetividade a partir da duplicidade em O homem duplicado, de José Saramago, e O Visconde partido ao meio, de Italo Calvino |
Título(s) alternativo(s): | The construction of subjectivity through duplicity in The double, by José Saramago, and The cloven Viscount, by Italo Calvino |
Autor(es): | Squinsani, Laura Zuffo |
Orientador(es): | Batista, Sidinei Eduardo |
Palavras-chave: | Subjetividade Identidade (Psicologia) Pós-modernismo Subjectivity Identity (Psychology) Postmodernism |
Data do documento: | 14-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | SQUINSANI, Laura Zuffo. A construção da subjetividade a partir da duplicidade em O homem duplicado, de José Saramago, e O Visconde partido ao meio, de Italo Calvino. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025. |
Resumo: | Este trabalho de conclusão de curso aborda a constituição da identidade do sujeito contemporâneo a partir da duplicidade nos romances O Homem Duplicado (2002) do escritor português José Saramago e O Visconde Partido ao Meio (1952), do escritor italiano Italo Calvino. Do ponto de vista teórico, fundamentamos a pesquisa na teoria da Literatura Comparada de acordo com Nitrini (2010), e nos principais conceitos e perspectivas teóricas sobre a duplicidade na literatura, com destaque para a categorização do duplo proposta por Otto Rank (1914),. Além disso, exploramos a formação da identidade dos sujeitos pós-modernos a partir de Hall (2014) e Bauman (1997). Neste contexto, analisamos os percursos narrativos de ambos os romances e suas relações com seus respectivos autores. Identificamos que ambas as narrativas se aproximam em sua essência temática, pois dialogam com o movimento da pós-modernidade ao tratar da construção da identidade de seus personagens, sobretudo, no contexto de fragmentação e descartabilidade da modernidade. Constatamos também que ambas as obras se enquadram na categoria de sósia, segundo Rank, pois apresentam duplos separados, idênticos na aparência, mas com personalidades divergentes. Além disso, associamos a representação do duplo de Calvino à categoria de persona dupla de Rank, uma vez que em sua narrativa a personagem principal possui duas personalidades distintas que se alternam entre si. |
Abstract: | This final paper examines the constitution of contemporary subject identity based on the duplicity in the novels The Double (2002) by Portuguese writer José Saramago and The Cloven Viscount (1952), by Italian writer Italo Calvino. From a theoretical perspective, we draw on Comparative Literature theory, as presented by Nitrini (2010), and key concepts regarding duplicity in literature, particularly, Otto Rank’s categorization of the double (1914). Additionally, we explore the formation of postmodern subject identity based on the perspectives of Hall (2014) and Bauman (1997). Accordingly, we analyze the narrative trajectory of both novels in relation to their authors and identify thematic similarities between them. Both works engage with the postmodern movement by addressing the construction of their characters’ identities, especially within the framework of modernity’s fragmentation and disposability. We also observe that both novels align with Rank's sósia category, as they depict separate doubles who are identical in appearance yet possess divergent personalities. Furthermore, we associate Calvino's representation of the double with Rank's persona dupla category, as his narrative presents a protagonist with two alternating personalities coexisting within himself. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36310 |
Aparece nas coleções: | PB - Licenciatura em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
construcaosubjetividadeduplicidade.pdf | 506,25 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons