Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36305
Título: | Interculturalidade nas práticas docentes: educação infantil em contexto de fronteira na cidade de Foz do Iguaçu |
Título(s) alternativo(s): | Interculturality in teaching practices: early childhood education in a border context |
Autor(es): | Emed, Simone Alves |
Orientador(es): | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo |
Palavras-chave: | Educação multicultural Pluralismo cultural Ensino - Metodologia Multicultural education Cultural pluralism Teaching - Methodology |
Data do documento: | 23-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | EMED, Simone Alves. Interculturalidade nas práticas docentes: educação infantil em contexto de fronteira na cidade de Foz do Iguaçu. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023. |
Resumo: | Este trabalho aborda como tema as práticas docentes interculturais em contexto de fronteira. Como objetivo propõe repensar formas de se construir práticas pedagógicas condizentes com uma perspectiva intercultural, a partir de formações continuadas capazes de impulsionar a construção de práticas educativas que dialoguem com as transformações sociais e culturais atuais, promovendo assim a interculturalidade no espaço escolar. O município iguaçuense se caracteriza pela diversidade, especialmente étnica, linguística e cultural, e que está presente nos mais variados espaços compartilhados, tais diversidades são recebidas e tratadas de diferentes maneiras pelas pessoas e setores públicos e privados que conformam a cidade. Dentre estes espaços compartilhados está a escola que se caracteriza por ser um cenário altamente diverso, extrapolando os âmbitos linguísticos e regionais brasileiros, somam-se a tudo isso, as demais diferenças já existentes no contexto escolar, sejam as de natureza econômica, religiosa, e/ou cultural que variam de acordo com cada família, cada sujeito. Mesmo dentro desse cenário, nota-se, de forma geral, a predominância de atividades escolares alheias à vida dos discentes, descoladas de temas atuais e pouco integradas às suas culturas. Acredita-se que as práticas pedagógicas monoculturais podem ser rompidas por meio de estudos e reflexões coletivas possibilitadas através de projetos de extensão, oficinas, ou seja, movimento de capacitação/formação continuada dentro da instituição. Quanto à metodologia utilizou-se de uma revisão bibliográfica de caráter descritivo com abordagem qualitativa, além de uma breve pesquisa documental a partir dos documentos e leis escolares focalizando a diversidade cultural na perspectiva do desenvolvimento de práticas ancoradas no interculturalismo. Dessa forma este estudo está pautado, principalmente, nos postulados teóricos de Berger (2015), Candau (2008), Flores (2022), Deus (2019), Santiago; Akkari; Marques (2013), Oliveira (2019) e Walsh (2001). Os resultados indicam que é necessário no conjunto coletivo de professores, pensar os currículos, o projeto político pedagógico da escola, além de buscar formações continuadas capazes de trazer reflexões sobre a perspectiva intercultural a todo o corpo docente e demais funcionários, visto que a empatia, o acolhimento e a afetividade devem ser praticadas por todos os que estão em contato com os alunos, isso é proporcionar um ambiente acolhedor em sua totalidade. Além disso, a formação docente deve ser crítica e embasada teoricamente, ancorada na relação entre teoria e prática, considerando sempre a realidade fronteiriça. Outro ponto a ser destacado, além das práticas educativas e formação de professores, parte da reestruturação do currículo, essa reestruturação deve passar pela decolonização dos currículos, assim poderá incluir e celebrar a diversidade cultural, promovendo o entendimento e o respeito mútuo entre diferentes grupos étnicos e culturais. Para se alcançar tão almejada situação, a inclusão da perspectiva intercultural dentro das escolas é necessária, o que não é tarefa simples, fácil ou descomplicada, pelo contrário, exige mudanças radicais na organização do currículo e do planejamento escolar, além de total abertura e adesão dos sujeitos escolares, do contrário, sofre a pena de ser apenas uma abstração. |
Abstract: | This work addresses intercultural teaching practices in a border context as a theme. The objective is to rethink ways of building pedagogical practices consistent with an intercultural perspective, based on continuous training capable of boosting the construction of educational practices that dialogue with current social and cultural transformations, thus promoting interculturality in the school space. The municipality of Iguaçu is characterized by diversity, especially ethnic, linguistic and cultural, and which is present in the most varied shared spaces. Such diversity is received and treated in different ways by the people and public and private sectors that make up the city. Among these shared spaces is the school, which is characterized by being a highly diverse scenario, going beyond the Brazilian linguistic and regional scopes. Added to all this, are the other differences that already exist in the school context, be they of an economic, religious, and /or cultural that vary according to each family, each subject. Even within this scenario, there is, in general, a predominance of school activities that are foreign to the students' lives, detached from current topics and poorly integrated into their cultures. It is believed that monocultural pedagogical practices can be broken through collective studies and reflections made possible through extension projects, workshops, that is, a training/continuing training movement within the institution. Regarding the methodology, a descriptive literature review with a qualitative approach was used, in addition to a brief documentary research based on school documents and laws focusing on cultural diversity from the perspective of developing practices anchored in interculturalism. Therefore, this study is based mainly on the theoretical postulates of Berger, Candau, Flores, Deus, Santiago; Akkari; Marques and Oliveira. The results indicate that it is necessary for the collective group of teachers to think about curricula, the school's political pedagogical project, in addition to seeking continued training capable of bringing reflections on the intercultural perspective to the entire teaching staff and other employees, since empathy, welcoming and affection must be practiced by everyone who is in contact with students, this means providing a welcoming environment in its entirety. Furthermore, teacher training must be critical and theoretically based, anchored in the relationship between theory and practice, always considering the border reality. Another point to be highlighted, in addition to educational practices and teacher training, part of the restructuring of the curriculum, this restructuring must involve the decolonization of curricula, thus including and celebrating cultural diversity, promoting understanding and mutual respect between different ethnic groups and cultural. To achieve such a desired situation, the inclusion of an intercultural perspective within schools is necessary, which is not a simple, easy or uncomplicated task, on the contrary, it requires radical changes in the organization of the curriculum and school planning, in addition to total openness and adherence of school subjects, otherwise, it suffers the penalty of being just an abstraction. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36305 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
interculturalidadepraticasdocentes.pdf | 273,73 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons