Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36300
Título: Metodologias ativas no ensino superior para a inclusão de estudantes com altas habilidades: uma revisão integrativa da literatura
Título(s) alternativo(s): Active methodologies in higher education for the inclusion of students with high abilities: an integrative review of the literature
Autor(es): Campos, Regiane Bezerra
Orientador(es): Nicodem, Maria Fatima Menegazzo
Palavras-chave: Currículos
Aprendizagem ativa
Superdotados
Education - Curricula
Active learning
Gifted persons
Data do documento: 23-Dez-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Medianeira
Citação: CAMPOS, Regiane Bezerra. Metodologias ativas no ensino superior para a inclusão de estudantes com altas habilidades: uma revisão integrativa da literatura. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023.
Resumo: As metodologias ativas são concepções inovadoras pautadas em constructoshistóricos que vem ganhando cada vez mais espaço no contexto acadêmicodado o seu potencial otimizador na construção do conhecimento e centralidadedo discente no processo de ensino aprendizagem. Essa abordagem tem sidoconsiderada promissora no atendimento a alunos superdotados da graduação.Portanto, esse estudo busca identificar metodologias ativas utilizadas nainclusão de alunos com altas habilidades no ensino superior, evidenciadas emartigos científicos publicados no período de junho de 2018 a junhode 2023. Foirealizada uma revisão integrativa de literatura com critérios de inclusão eexclusão definidos, tendo como guia a pergunta norteadora elaborada por meioda estratégia PCC, que se referiu a: Quais são as metodologias ativas utilizadaspara ensino-aprendizagem de superdotados no ensino superior. As buscasforam realizadas nas bases de dados: MEDLINE,LILACS e ERIC em setembro dede 2023. Utilizou-se o aplicativo Rayyan Qcri para otimização da seleção dosestudos. Inicialmente foram identificados 133 artigos, após a exclusão por leiturade título e resumo da pesquisa restaramum total de 14 (quatorze) artigos, porémsomente 05 (cinco) correspondiam a artigos que atendiam os critérios deinclusão e exclusão propostos. Dentre os artigos selecionados, nota-se ainternacionalização, tanto da origem como das revistas publicadoras.Sumarizam o interesse em estratégias ativas desafiadoras para motivar osalunos superdotados. Apesar da pouca disponibilidade de estudos encontrados,fica evidente o sucesso de práticas e atividades de ensino que se utilizam demétodos ativos, e como favorecem esse público.
Abstract: Active methodologies are innovative concepts based on historical constructs that have been gaining more and more space in the academic context given their optimizing potential in the construction of knowledge and the centrality of the student in the teaching-learning process. This approach has been considered promising in serving gifted undergraduate students. Therefore, this study seeks to identify active methodologies used to include students with high skills in higher education, evidenced in scientific articles published between June 2018 and June 2023. An integrative literature review was carried out with defined inclusion and exclusion criteria , using as a guide the guiding question elaborated through the PCC strategy, which referred to: What are the active methodologies used for teaching and learning gifted people in higher education. The searches were carried out in the databases: MEDLINE, LILACS and ERIC in September 2023. The Rayyan Qcri application was used to optimize the selection of studies. Initially, 133 articles were identified, after exclusion by reading the title and summary of the research, a total of 14 (fourteen) articles remained, but only 05 (five) corresponded to articles that met the proposed inclusion and exclusion criteria. Among the selected articles, internationalization can be noted, both of the origin and of the publishing journals. They summarize the interest in challenging active strategies to motivate gifted students. Despite the limited availability of studies found, the success of teaching practices and activities that use active methods is evident, and how they benefit this audience.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36300
Aparece nas coleções:MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
metodologiasativasinclusaoestudantes.pdf229,22 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons