Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36298
Título: | As práticas de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental e as possibilidades para a competência leitora |
Título(s) alternativo(s): | Reading practices in the early years of elementary school and the possibilities for reading competence |
Autor(es): | Duarte, Tarcia de Oliveira |
Orientador(es): | Almeida, Shiderlene Vieira de |
Palavras-chave: | Literatura - Estudo e ensino Estratégias de aprendizagem Incentivo à leitura Literature - Study and teaching Learning strategies Reading promotion |
Data do documento: | 2-Mar-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | DUARTE, Tarcia de Oliveira. As práticas de leitura nos anos iniciais do ensino fundamental e as possibilidades para a competência leitora. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2024. |
Resumo: | Este trabalho aborda o tema da leitura e as práticas a ela vinculadas, realizadas em salas de aula dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Ratifica a importância da leitura na formação do sujeito leitor, que faz uso da leitura e da escrita em suas práticas sociais, exercendo seu direito de acesso a este bem cultural humano e em constante construção. Diante das dificuldades encontradas para despertar os estudantes ao processo de leitura, necessário se faz ao professor mediador, repensar, refletir e avaliar suas práticas, no intuito de dinamizar o processo de leitura com o objetivo constante de diluir as dificuldades apresentadas pelos alunos e a falta de motivação para esta prática, sem perder de vista o objetivo desta aprendizagem significativa qual seja, a plena aquisição da competência leitora por parte do estudante. Tal aquisição constitui a base para sua transformação em sujeito que atua de forma crítica, emancipatória, responsável e consciente em sua sociedade. Neste contexto, o objetivo principal deste trabalho é debater as práticas de leitura nas salas de aula, além de explorar as práticas sociais leitoras e apontar novas possibilidades estratégicas para sala de aula. A metodologia utilizada, de caráter qualitativo, compõe-se de pesquisa bibliográfica sobre o tema, além, de observação na prática pedagógica. Os resultados obtidos apontam para as discussões apresentadas e constituem parte de um percurso que deve ser trilhado dia após dia nas salas de aula, com o exercício constante da prática da leitura, com inserção de novos elementos para tornar possível a motivação leitora. No entanto, as ideias aqui foram apresentadas sem a pretensão de constituir-se como verdades absolutas, mas sim como pontos de reflexão. |
Abstract: | This work deals with the theme of reading and the practices associated with it, held in classrooms of the early years of basic education. It ratifies the importance of reading in the formation of the reader, who makes use of reading and writing in his social practices, exercising his right of access to this human cultural good and in constant construction. Faced with the difficulties encountered to awaken the students to the reading process, it is necessary for the mediator teacher to rethink, reflect and evaluate their practices, in order to dynamize the read process with the constant objective of diluting the difficulty presented by the students and the lack of motivation for this practice, without losing sight of the goal of this meaningful learning, which is the full acquisition of the reading competence by the student. Such acquisition constitutes the basis for his transformation into a subject that acts in a critical, emancipatory, responsable and conscious manner in his society. In this context, the main objective of this work is to discuss reading practices in the classrooms, as well as to explore social practices reading and point out new strategic possibilities for the classroom. The methodology used, of a qualitative nature, consists of bibliographic research on the subject, in addition to observation in pedagogical practice. The results obtained point to the discussions presented and are part of a path that must be travelled day after day in the classrooms, with the constant exercise of the practice of reading, with insertion of new elements to make possible the motivation of the reader. However, the ideas here were presented without pretending to constitute as absolute truths, but rather as points of reflection. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36298 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
praticasleituraensinofundamental.pdf | 293,03 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons