Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36297
Título: | Possibilidades do ensino de língua inglesa para alunos com TDAH |
Título(s) alternativo(s): | Possibilities of teaching english language for students with ADHD |
Autor(es): | Silva, Nathália Prestes da |
Orientador(es): | Nicodem, Maria Fatima Menegazzo |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Comportamento das crianças - Avaliação Conhecimento e aprendizagem Inclusive education Behavioral assessment of children Knowledge and learning |
Data do documento: | 1-Mar-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | SILVA, Nathália Prestes da. Possibilidades do ensino de Língua Inglesa para alunos com TDAH. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo apresentar possibilidades de ensino voltadas para o componente curricular de Língua Inglesa, considerando as condições e necessidades de aprendizagem de estudantes que possuam Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Justifica-se a relevância do tema em questão pela escassez de estudos sobre o assunto, assim como a demanda no ambiente escolar, haja vista que os profissionais da Educação precisam direcionar seus procedimentos metodológicos e avaliações de forma a incluir todas as formas de aprendizagem que estão presentes em seu cotidiano escolar, oportunizando assim o conhecimento a todos. A pesquisa é de natureza bibliográfica e possui como fundamentação teórica o conceito de TDAH de acordo com a literatura existente sobre transtornos do neurodesenvolvimento, estudos voltados para o processo de ensino-aprendizagem de pessoas com TDAH e a metodologia de ensino de Língua Inglesa. Espera-se, com este trabalho, contribuir com a comunidade acadêmica e escolar, de forma que os professores tenham a oportunidade de entrar em contato com possibilidades de trabalho em sala de aula, para que os estudantes com dificuldades de aprendizagem tenham condições de adquirir conhecimento de uma língua estrangeira de forma efetiva e satisfatória. |
Abstract: | This work has as objective to present teaching possibilities related to the English Language curricular component, considering the conditions and needs of students who has Attention Defficit Huperactivity (ADHD). It is justified by the theme relevance due to the shortage of studies on this subject, as well as the demand in the school envionment, considering that Education professionals need to direct their metodological procedures and evaluations to include all the forms of learning that are present in their school context, providing education for all. It is a bibliographical research and has, as Theoretical Foundation, the ADHD concept according to the current literature aboout neurodevelopment disorders, studies related to the ADHD teaching-learning process and the English Language teaching methods. It is expected, with whis work, to contribute with the school and academic community, so that teachers has the opportunity to make contact with teaching possibilities in the classroom, to give students with learning difficulties conditions to acquire the knowledge of a foreign language in a sactisfatory way. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36297 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ensinolinguainglesatdah.pdf | 281,53 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons