Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36291
Título: | A inserção da cultura inclusiva à equipe escolar e educadores |
Título(s) alternativo(s): | The insertion of inclusive culture to school staff and educators |
Autor(es): | Francisco, Millany |
Orientador(es): | Batista, Flóida Moura Rocha Carlesso |
Palavras-chave: | Inclusão escolar Estratégias de aprendizagem Ensino - Metodologia Mainstreaming in education Learning strategies Teaching - Methodology |
Data do documento: | 9-Dez-2023 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Medianeira |
Citação: | FRANCISCO, Millany. A inserção da cultura inclusiva à equipe escolar e educadores. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Educação: Métodos e Técnicas de Ensino) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2023. |
Resumo: | Este trabalho aborda aspectos referentes à Inserção da Cultura Inclusiva na Escola suas influências no cotidiano de funcionamento da escola que engloba relações humanas, pedagógicas e estruturais. A pesquisa teve por objetivo identificar o conceito de Inclusãono âmbito escolar, considerando a relação teórica e prática para que a cultura inclusiva auxilie no desenvolvimento e acesso ao aprendizado do aluno com deficiência. Para embasar esse estudo foram utilizados como referencial teórico Mantoan (2006); Mendes (1996); Guebert (2007); Carvalho (2000) entre outros que versam sobre a temática. Demonstrouse que para desenvolver inclusão escolar é necessário promover uma gestão democrática na escola nas dimensões administrativee pedagógica, compartilhar conhecimentos e experiências de gestão com a comunidade escolar. |
Abstract: | This work deals with aspects related to the Inclusion of Inclusive Culture in the School its influences in the daily running of the school that encompasses human, pedagogical and structural relationships. The research was aimed at identifying the concept of Inclusion in the school field, considering the theoretical and practical relationship so that the inclusive culture assists in the development and access to learning of the student with disabilities. To base this study they were used as theoretical reference Mantoan (2006); Mendes (1996); Guebert (2007); Oak (2000) among others on the subject. It has been demonstrated that in order to develop school inclusion it is necessary to promote a democratic management in the school in the administrative and pedagogical dimensions, to share knowledge and management experiences with the school community. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36291 |
Aparece nas coleções: | MD - Educação: Métodos e Técnicas de Ensino |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
culturainclusivaequipeescolar.pdf | 166,38 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons