Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36286
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorTarczewski, Leonardo-
dc.date.accessioned2025-03-28T21:42:55Z-
dc.date.available2025-03-28T21:42:55Z-
dc.date.issued2022-12-05-
dc.identifier.citationTARCZEWSKI, Leonardo. Produto educacional: uma ferramenta para auxiliar no ensino de eletrônica orgânica. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36286-
dc.description.abstractEducation in Brazil presents challenges in several aspects, such as initial and continuous training of teachers, pedagogical practice, structural, financial, social, and cultural, among others. Within the discipline of chemistry, organic chemistry is the central area responsible for studying compounds that have carbon as the main element in their constitution. Although it is extremely rich and subject to interesting studies in high school, this area is usually limited by classes. That presents only rules of naming and identification of organic compounds. From this context, the objective of this work was to propose the creation of an educational product (a tool to help the teacher in the classroom) with the central theme of carbon electronics. To this end, it was intended to: a) contextualize the teaching of organic chemistry and the content of carbon electronics; b) investigate how existing educational products contribute to the training of teachers and, consequently, to the teaching and learning process of students; c) develop an educational product considering the content of carbon electronics. From this perspective, the methodological referrals aimed to fulfill the research objectives and were characterized as qualitative research. The vast area of organic chemistry applied in basic education was explored for the product development process, and contents such as atomic and molecular orbitals, multiple bonds, and electronic transitions, among others, were addressed in the developed product. In addition, the educational product was contextualized, presenting examples of applications of carbon electronics in everyday life (televisions, cell phones, smart watches, among others).pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectQuímica orgânica - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEletrônica orgânicapt_BR
dc.subjectCarbono - Propriedades elétricaspt_BR
dc.subjectEnsino - Meios auxiliarespt_BR
dc.subjectChemistry, Organic - Study and teachingpt_BR
dc.subjectOrganic electronicspt_BR
dc.subjectCarbon - Electric propertiespt_BR
dc.subjectTeaching - Aids and devicespt_BR
dc.titleProduto educacional: uma ferramenta para auxiliar no ensino de eletrônica orgânicapt_BR
dc.title.alternativeEducational product: a tool to assist in organic electronic teachingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA educação no Brasil apresenta desafios em vários aspectos como: formação inicial e continuada de professores, prática pedagógica, estruturais, financeiros, sociais, culturais, dentre outros. Dentro da disciplina de química, a química orgânica é a grande área responsável por estudar os compostos que possuem carbono como elemento principal em sua constituição e, embora seja extremamente rica e passível de estudos interessantes no ensino médio, essa área geralmente acaba sendo limitada por aulas que apresentam apenas regras de nomenclatura e identificação de compostos orgânicos. A partir desse contexto, o objetivo deste trabalho foi propor a criação de um produto educacional (uma ferramenta para auxiliar o professor em sala de aula), tendo como tema central a eletrônica do carbono. Para tal, pretendeu-se: a) contextualizar o ensino de química orgânica e o conteúdo de eletrônica do carbono; b) investigar de que forma os produtos educacionais existentes contribuem para a formação de professores e consequentemente no processo ensino e aprendizagem dos estudantes; c) elaborar um produto educacional considerando o conteúdo de eletrônica do carbono. Nessa perspectiva, os encaminhamentos metodológicos visaram cumprir os objetivos da pesquisa e caracterizaram-se como uma pesquisa qualitativa. Para o processo de desenvolvimento do produto, explorou-se a vasta área da química orgânica aplicada na educação básica, conteúdos como: orbitais atômicos e moleculares, ligações múltiplas, transições eletrônicas, dentre outros foram abordados no produto desenvolvido. Além disso, o produto educacional foi construído de maneira contextualizada, apresentando exemplos de aplicações da eletrônica do carbono no dia a dia (televisões, celulares, relógios inteligentes, dentre outros).pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Rodrigues, Paula Cristina-
dc.contributor.advisor-co1Filietaz, Marta Rejane Proença-
dc.contributor.referee1Pilissão, Cristiane-
dc.contributor.referee2Oliveira, Marcela Mohallem-
dc.contributor.referee3Andrade, Zinara Marcet de-
dc.contributor.referee4Rodrigues, Paula Cristina-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Químicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
eletronicaorganicaprodutoeducacional.pdf11,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons