Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36285
Título: | Análise dos critérios técnicos e pedagógicos no uso da plataforma digital Aula Paraná no processo de ensino e aprendizagem em química |
Título(s) alternativo(s): | Technical and pedagogical criteria analysis using Aula Paraná digital platform in the process of teaching and learning chemistry |
Autor(es): | Scharf, Daniela Sanchez Bregolin Figueira, Julina Amorim Galdino |
Orientador(es): | Pletsch, Adelmo Lowe |
Palavras-chave: | Química - Estudo e ensino - Inovações tecnológicas Aprendizagem Ensino - Meios auxiliares Tecnologia educacional - Paraná Chemistry - Study and teaching - Educational technology Learning Teaching - Aids and devices Educational technology - Paraná (Brazil) |
Data do documento: | 2-Dez-2022 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Curitiba |
Citação: | SCHARF, Daniela Sanchez Bregolin; FIGUEIRA, Juliana Amorim Galdino. Análise dos critérios técnicos e pedagógicos no uso da plataforma digital Aula Paraná no processo de ensino e aprendizagem em Química. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022. |
Resumo: | A química como ciência da natureza tem suas peculiaridades e elementaridade, e por ser uma área de estudo essencial para o ser humano, deveria despertar o interesse e a curiosidade dos discentes. Entretanto, seu entendimento se torna complexo e apático devido à necessidade da aplicação de conceitos matemáticos e conhecimentos correlatos, com temáticas geralmente desvinculadas do cotidiano do estudante, levando-o a ficar centrado apenas em memorizar e cumprir as atividades avaliativas. Associado a essa ausência da aplicação do conhecimento focado na realidade dos estudantes, durante o período de ensino remoto e devido à situação pandêmica, o processo de ensino e aprendizagem se tornou ainda mais desafiador, assim, docentes e discentes recorreram às plataformas digitais como alternativa auxiliadora nesse processo. O mundo digital é intensamente exaltado pelos seus benefícios, possibilitando a imersão em um assunto importante com apenas dois cliques. Isso pode levar o estudante a pensar que adquiriu o conhecimento de modo rápido e efetivo, acreditando que possui propriedade para falar de um conteúdo que foi muitas vezes apenas visto de forma superficial por um curto período, através de um vídeo, um resumo ou em alguma plataforma digital. Dessa maneira, fica o questionamento: as plataformas digitais disponíveis, auxiliam ou atrapalham no processo de ensino? Assim, o objetivo deste trabalho foi realizar uma análise qualitativa, com base em critérios técnicos e pedagógicos, das aulas de química para o ensino médio disponibilizadas na plataforma da Secretaria da Educação e do Esporte do Paraná, o Aula Paraná. Os resultados foram fundamentados nos dados obtidos através da análise das videoaulas em conjunto com o referencial teórico fomentado por meio de artigos acadêmicos, sites, publicações, monografias, dissertações e a BNCC vigente para o ensino médio. Através desses dados e informações foi possível avaliar os critérios técnicos e pedagógicos da utilização do Aula Paraná no processo de ensino e aprendizagem em química, mostrando que a plataforma Aula Paraná é bem estruturada e possui videoaulas muito construtivas e organizadas com excelentes profissionais. Por outro lado, foi possível perceber que várias habilidades e competências elencadas na BNCC não foram possíveis de alcançar nesta modalidade de ensino não presencial. |
Abstract: | The Chemistry as nature science has its peculiarities and elementality, and as an essential area of study for human beings, it should arouse the interest and curiosity of learners. However, understanding Chemistry becomes complex and apathetic due to the need to apply mathematical concepts and corelated knowledge, with themes not connected to students daily life, making them focus only on memorizing and completing evaluative activities. Associated with that absence of application of the knowledge connected to students’ reality, during the period that the teaching was remote due to the pandemic situation, the teaching and learning process became even more challenging, só, teachers and students called upon digital platforms as an alternative at this process.The Digital world is very exalted by its benefits, allowing immersion in an important subject with just two clicks. This leads the student to think that he acquired knowledge quickly and effectively, believing that he has property to talk about some content that was often only watched superficially during a short period, through a video, some summary or digital platform. Thus, the question remains: the available digital platforms assist or interfere in the process of teaching? Thus, the main objective of this work was to perform a qualitative analysis based on technical and pedagogical criteria of high school Chemistry lessons that are available on Paraná Ministry of Education and Sport digital platform, the “Aula Paraná”. The results were based on data obtained from the video lessons along with academic articles, publications, monographs, thesis and the current BNCC to high school. Through these data and information, it was possible to evaluate the technical and pedagogical criteria of using the “Aula Paraná” in the teaching and learning Chemistry process, showing that the platform is well structured and has very constructive and organized video lessons with excellent professionals. On the other hand, it was possible to notice that many skills and competences listed on BNCC are not possible to be achieved at this modality of remote teaching. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36285 |
Aparece nas coleções: | CT - Licenciatura em Química |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
criterioensinoaulaquimica.pdf | 801,21 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons