Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36284
Título: Proposta de sequência didática utilizando o tema tratamento de água no contexto do ensino de química para o ensino médio
Título(s) alternativo(s): Teaching sequence proposal using the topic of water treatment in the context of chemistry teaching in high school
Autor(es): Cruz, Cristhiany Silvério Luviza da
Almeida, Elaine Nogueira de
Orientador(es): Coral, Lucila Adriani de Almeida
Palavras-chave: Química - Estudo e ensino
Educação ambiental
Ensino - Meios auxiliares
Química Ambiental
Chemistry - Study and teaching
Environmental education
Teaching - Aids and devices
Environmental chemistry
Data do documento: 1-Dez-2022
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CRUZ, Cristhiany Silvério Luviza da; ALMEIDA, Elaine Nogueira de. Proposta de sequência didática utilizando o tema tratamento de água no contexto do ensino de química para o ensino médio. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Química) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2022.
Resumo: A contextualização no ensino de química através de temas que estão presentes no cotidiano do estudante é uma das formas de promover um ensino mais significativo. Conhecer, por exemplo, a importância da química na garantia da qualidade da água fornecida à população, é uma forma de permitir que o aluno visualize a química em uma temática que faz parte de seu cotidiano. Nesse sentido, o presente trabalho tem como principal objetivo estabelecer uma sequência didática para promover o conhecimento dos estudantes do primeiro ano do ensino médio sobre o tratamento de água e sua relação com a química. Nesse contexto, foi proposta uma sequência didática (SD), que teve como abordagem o CTSA (Ciência, Tecnologia, Sociedade e Meio Ambiente) e como temática inicial a poluição de corpos d’água e, posteriormente, a constituição do sistema de coleta, tratamento e distribuição de água, com destaque aos tratamentos comumente empregados em Estações de Tratamento de Água, abordando a química envolvida nesses processos, além de propor uma atividade avaliativa para analisar o aprendizado dos estudantes. Como complemento, foi elaborada uma cartilha com informações sobre poluição e tratamento de água, a qual poderia ser utilizada durante as aulas junto com a sequência didática. Com a preparação do material, pode-se perceber que a abordagem CTSA associada ao desenvolvimento da sequência didática e da cartilha, contribuiria de forma significativa no ensino do conteúdo sobre separação de misturas, aproximando e motivando os alunos a construírem o conhecimento de forma lúdica e permanente.
Abstract: Contextualization in chemistry teaching through themes that are present in the student’s daily life is one way to promote more meaningful teaching. Knowing, for example, the importance of chemistry in guaranteeing the quality of the water supplied to the population, is an opportunity for the students to experience chemistry in a theme that is part of their daily life. In this sense, the main objective of this work is to establish a didactic sequence to promote the knowledge of first-year high school students about water treatment and its relationship with chemistry. In this context, a didactic sequence (SD) was proposed, which had the CTSA (Environmental – Science – Technology – Society) as an approach and the pollution of water bodies as an initial theme and, later, the constitution of the collecting system, treatment, and distribution of water, highlighting the treatments commonly used in Water Treatment Stations, addressing the chemistry involved in these processes, in addition to proposing an evaluative activity to analyze student learning. As a complement, a booklet was prepared with information on pollution and water treatment, which could be used during classes with the didactic sequence. With the preparation of the material, it can be seen that the CTSA approach associated with the development of the didactic sequence and the booklet would significantly contribute to the teaching of content on the separation of mixtures, bringing together and motivating students to build knowledge playfully and permanently.
Descrição: Acompanha: Como acontece o tratamento de água
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36284
Aparece nas coleções:CT - Licenciatura em Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
sequenciadidaticatratamentoagua.pdf616,97 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
sequenciadidaticatratamentoagua_produto.pdf3,99 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons