Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36280
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLiberato, Heitor Malheiros-
dc.date.accessioned2025-03-28T20:32:39Z-
dc.date.available2025-03-28T20:32:39Z-
dc.date.issued2025-02-10-
dc.identifier.citationLIBERATO, Heitor Malheiros. Avaliação da melhoria no processo de ensino aprendizagem em jovens e adultos através da gamificação utilizando o Duoeduca. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36280-
dc.description.abstractThis study analyzed the effectiveness of DuoEduca, a gamified tool, as a pedagogical support in youth and adult education. Through questionnaires applied to students and teachers, aspects such as motivation, clarity of objectives, usability, immersion, personalization, and visual appeal were investigated. The results showed that DuoEduca contributes to student engagement and enhances the teaching-learning process, with emphasis on the motivation and immersion promoted by the platform. However, the need for improvements in visual design and personalization functionality, particularly in editing questions by teachers, was identified. It is concluded that DuoEduca is a promising tool for gamified teaching, with the potential to expand its applicability and educational impact through targeted adjustments.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0pt_BR
dc.subjectTecnologia de ponta e educaçãopt_BR
dc.subjectAprendizagem ativapt_BR
dc.subjectMotivação na educaçãopt_BR
dc.subjectHigh technology and educationpt_BR
dc.subjectActive learningpt_BR
dc.subjectMotivation in educationpt_BR
dc.titleAvaliação da melhoria no processo de ensino aprendizagem em jovens e adultos através da gamificação utilizando o Duoeducapt_BR
dc.title.alternativeEvaluation of improvement in the teaching and learning process in youth and adults through gamification using Duoeducapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho analisou a eficácia do DuoEduca, uma ferramenta gamificada, como suporte pedagógico na educação de jovens e adultos. Por meio de questionários aplicados a alunos e professores, foram investigados aspectos como motivação, clareza de objetivos, usabilidade, imersão, personalização e atratividade visual. Os resultados demonstraram que o DuoEduca contribui para o engajamento dos alunos e para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, com destaque para a motivação e imersão promovidas pela plataforma. Contudo, identificou-se a necessidade de aprimoramentos no design visual e na funcionalidade de personalização, especialmente na edição de questões pelos professores. Conclui-se que o DuoEduca é uma ferramenta promissora para o ensino gamificado, com potencial para expandir sua aplicabilidade e impacto educativo com ajustes pontuais.pt_BR
dc.degree.localSanta Helenapt_BR
dc.publisher.localSanta Helenapt_BR
dc.contributor.advisor1Naves, Thiago França-
dc.contributor.referee1Naves, Thiago França-
dc.contributor.referee2Nakajima, Evandro Alves-
dc.contributor.referee3Rezende, Leiliane Pereira de-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programCiência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:SH - Ciência da Computação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
avaliacaoaprendizagemgamificacaoduoeduca.pdf4,8 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons