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Título: Avaliação da melhoria no processo de ensino aprendizagem em jovens e adultos através da gamificação utilizando o Duoeduca
Título(s) alternativo(s): Evaluation of improvement in the teaching and learning process in youth and adults through gamification using Duoeduca
Autor(es): Liberato, Heitor Malheiros
Orientador(es): Naves, Thiago França
Palavras-chave: Tecnologia de ponta e educação
Aprendizagem ativa
Motivação na educação
High technology and education
Active learning
Motivation in education
Data do documento: 10-Fev-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Santa Helena
Citação: LIBERATO, Heitor Malheiros. Avaliação da melhoria no processo de ensino aprendizagem em jovens e adultos através da gamificação utilizando o Duoeduca. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2025.
Resumo: Este trabalho analisou a eficácia do DuoEduca, uma ferramenta gamificada, como suporte pedagógico na educação de jovens e adultos. Por meio de questionários aplicados a alunos e professores, foram investigados aspectos como motivação, clareza de objetivos, usabilidade, imersão, personalização e atratividade visual. Os resultados demonstraram que o DuoEduca contribui para o engajamento dos alunos e para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, com destaque para a motivação e imersão promovidas pela plataforma. Contudo, identificou-se a necessidade de aprimoramentos no design visual e na funcionalidade de personalização, especialmente na edição de questões pelos professores. Conclui-se que o DuoEduca é uma ferramenta promissora para o ensino gamificado, com potencial para expandir sua aplicabilidade e impacto educativo com ajustes pontuais.
Abstract: This study analyzed the effectiveness of DuoEduca, a gamified tool, as a pedagogical support in youth and adult education. Through questionnaires applied to students and teachers, aspects such as motivation, clarity of objectives, usability, immersion, personalization, and visual appeal were investigated. The results showed that DuoEduca contributes to student engagement and enhances the teaching-learning process, with emphasis on the motivation and immersion promoted by the platform. However, the need for improvements in visual design and personalization functionality, particularly in editing questions by teachers, was identified. It is concluded that DuoEduca is a promising tool for gamified teaching, with the potential to expand its applicability and educational impact through targeted adjustments.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36280
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