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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36280
Título: | Avaliação da melhoria no processo de ensino aprendizagem em jovens e adultos através da gamificação utilizando o Duoeduca |
Título(s) alternativo(s): | Evaluation of improvement in the teaching and learning process in youth and adults through gamification using Duoeduca |
Autor(es): | Liberato, Heitor Malheiros |
Orientador(es): | Naves, Thiago França |
Palavras-chave: | Tecnologia de ponta e educação Aprendizagem ativa Motivação na educação High technology and education Active learning Motivation in education |
Data do documento: | 10-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Santa Helena |
Citação: | LIBERATO, Heitor Malheiros. Avaliação da melhoria no processo de ensino aprendizagem em jovens e adultos através da gamificação utilizando o Duoeduca. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2025. |
Resumo: | Este trabalho analisou a eficácia do DuoEduca, uma ferramenta gamificada, como suporte pedagógico na educação de jovens e adultos. Por meio de questionários aplicados a alunos e professores, foram investigados aspectos como motivação, clareza de objetivos, usabilidade, imersão, personalização e atratividade visual. Os resultados demonstraram que o DuoEduca contribui para o engajamento dos alunos e para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem, com destaque para a motivação e imersão promovidas pela plataforma. Contudo, identificou-se a necessidade de aprimoramentos no design visual e na funcionalidade de personalização, especialmente na edição de questões pelos professores. Conclui-se que o DuoEduca é uma ferramenta promissora para o ensino gamificado, com potencial para expandir sua aplicabilidade e impacto educativo com ajustes pontuais. |
Abstract: | This study analyzed the effectiveness of DuoEduca, a gamified tool, as a pedagogical support in youth and adult education. Through questionnaires applied to students and teachers, aspects such as motivation, clarity of objectives, usability, immersion, personalization, and visual appeal were investigated. The results showed that DuoEduca contributes to student engagement and enhances the teaching-learning process, with emphasis on the motivation and immersion promoted by the platform. However, the need for improvements in visual design and personalization functionality, particularly in editing questions by teachers, was identified. It is concluded that DuoEduca is a promising tool for gamified teaching, with the potential to expand its applicability and educational impact through targeted adjustments. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36280 |
Aparece nas coleções: | SH - Ciência da Computação |
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