Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36278
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMachado, Victória Maria Chaves-
dc.date.accessioned2025-03-28T19:57:39Z-
dc.date.available2025-03-28T19:57:39Z-
dc.date.issued2025-02-10-
dc.identifier.citationMACHADO, Victória Maria Chaves. As implicações da proposição da BNCC no ensino de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental anos finais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2025.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36278-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the implications of the National Common Curricular Base (BNCC) in the teaching of Natural Sciences in the final years of Elementary School. The study aims to present the development and objectives of the BNCC in the educational context, present the teaching contents of Natural Sciences indicated by the Base, identify the skills and abilities related to the specific contents of Sciences, and analyze its contribution to the critical and emancipatory formation of students. The qualitative approach research integrates descriptive, documentary and bibliographic research methods. As a method of data analysis, Content Analysis of the BNCC documents was used. Thus, it is evident that the Base, initially with the proposal of becoming an innovative act for education, brought with it a limitation in the exploration of contents and in the development of scientific knowledge, in addition to minimizing critical thinking on the part of students. By studying the subject, it is evident that scientific education must transcend the mere application of knowledge and practical skills, promoting the formation of critical citizens, capable of understanding science in a deep, contextualized and reflective way. When analyzing its development, it is observed how the document undergoes several modifications and improvements, making it consistent with the job market, forgetting that education goes beyond the assumptions of market-based and technical education, since it should be transformative for individuals, making them critical and autonomous thinkers.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by/4.0pt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricularpt_BR
dc.subjectCiências (Ensino fundamental)pt_BR
dc.subjectCiências (Elementar) - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectCurrículospt_BR
dc.subjectScience - Study and teaching (Elementary)pt_BR
dc.subjectEducation - Curriculapt_BR
dc.titleAs implicações da proposição da BNCC no ensino de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental anos finaispt_BR
dc.title.alternativeThe implications of the BNCC proposal in the teaching of Natural Sciences in the final years of Elementary Schoolpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objetivo analisar as implicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino de Ciências da Natureza nos anos finais do Ensino Fundamental. O estudo visa apresentar o desenvolvimento e os objetivos da BNCC no contexto educacional, apresentar os conteúdos de ensino de Ciências naturais indicados pela Base, identificar as competências e habilidades relacionadas aos conteúdos específicos de Ciências, e analisar sua contribuição para a formação crítica e emancipatória dos estudantes. A pesquisa de abordagem qualitativa integra métodos da pesquisa descritiva, documental e bibliográfica. Como método de análise dos dados, recorreu-se à Análise de Conteúdos dos documentos da BNCC. Dessa forma, evidencia-se que a Base, inicialmente com a proposta de se tornar um ato inovador para a educação, trouxe consigo uma limitação na exploração dos conteúdos e no desenvolvimento do saber científico, além de minimizar o pensamento crítico por parte dos estudantes. Ao estudar o assunto evidencia-se que educação científica deve transcender a mera aplicação de conhecimentos e habilidades práticas, promovendo a formação de cidadãos críticos, capazes de compreender a ciência de forma profunda, contextualizada e reflexiva. Ao analisar seu desenvolvimento, observa-se como o documento passa por várias modificações e aprimoramentos, deixando-o coerente com o mercado de trabalho, o qual esquece que a educação vai além dos pressupostos da educação mercadológica e tecnicista, visto que esta deveria ser transformadora de indivíduos, tornando-os pensadores críticos e autônomos.pt_BR
dc.degree.localSanta Helenapt_BR
dc.publisher.localSanta Helenapt_BR
dc.contributor.advisor1Damke, Anderleia Sotoriva-
dc.contributor.referee1Damke, Anderleia Sotoriva-
dc.contributor.referee2Schneider, Eduarda Maria-
dc.contributor.referee3Ozelame, Diego Machado-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programLicenciatura em Ciências Biológicaspt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS BIOLOGICASpt_BR
Aparece nas coleções:SH - Licenciatura em Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
bncccienciasnaturezaensinofundamental.pdf445,94 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons