Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36278
Título: | As implicações da proposição da BNCC no ensino de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental anos finais |
Título(s) alternativo(s): | The implications of the BNCC proposal in the teaching of Natural Sciences in the final years of Elementary School |
Autor(es): | Machado, Victória Maria Chaves |
Orientador(es): | Damke, Anderleia Sotoriva |
Palavras-chave: | Base Nacional Comum Curricular Ciências (Ensino fundamental) Ciências (Elementar) - Estudo e ensino Currículos Science - Study and teaching (Elementary) Education - Curricula |
Data do documento: | 10-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Santa Helena |
Citação: | MACHADO, Victória Maria Chaves. As implicações da proposição da BNCC no ensino de Ciências da Natureza do Ensino Fundamental anos finais. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2025. |
Resumo: | Esta pesquisa tem como objetivo analisar as implicações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no ensino de Ciências da Natureza nos anos finais do Ensino Fundamental. O estudo visa apresentar o desenvolvimento e os objetivos da BNCC no contexto educacional, apresentar os conteúdos de ensino de Ciências naturais indicados pela Base, identificar as competências e habilidades relacionadas aos conteúdos específicos de Ciências, e analisar sua contribuição para a formação crítica e emancipatória dos estudantes. A pesquisa de abordagem qualitativa integra métodos da pesquisa descritiva, documental e bibliográfica. Como método de análise dos dados, recorreu-se à Análise de Conteúdos dos documentos da BNCC. Dessa forma, evidencia-se que a Base, inicialmente com a proposta de se tornar um ato inovador para a educação, trouxe consigo uma limitação na exploração dos conteúdos e no desenvolvimento do saber científico, além de minimizar o pensamento crítico por parte dos estudantes. Ao estudar o assunto evidencia-se que educação científica deve transcender a mera aplicação de conhecimentos e habilidades práticas, promovendo a formação de cidadãos críticos, capazes de compreender a ciência de forma profunda, contextualizada e reflexiva. Ao analisar seu desenvolvimento, observa-se como o documento passa por várias modificações e aprimoramentos, deixando-o coerente com o mercado de trabalho, o qual esquece que a educação vai além dos pressupostos da educação mercadológica e tecnicista, visto que esta deveria ser transformadora de indivíduos, tornando-os pensadores críticos e autônomos. |
Abstract: | This research aims to analyze the implications of the National Common Curricular Base (BNCC) in the teaching of Natural Sciences in the final years of Elementary School. The study aims to present the development and objectives of the BNCC in the educational context, present the teaching contents of Natural Sciences indicated by the Base, identify the skills and abilities related to the specific contents of Sciences, and analyze its contribution to the critical and emancipatory formation of students. The qualitative approach research integrates descriptive, documentary and bibliographic research methods. As a method of data analysis, Content Analysis of the BNCC documents was used. Thus, it is evident that the Base, initially with the proposal of becoming an innovative act for education, brought with it a limitation in the exploration of contents and in the development of scientific knowledge, in addition to minimizing critical thinking on the part of students. By studying the subject, it is evident that scientific education must transcend the mere application of knowledge and practical skills, promoting the formation of critical citizens, capable of understanding science in a deep, contextualized and reflective way. When analyzing its development, it is observed how the document undergoes several modifications and improvements, making it consistent with the job market, forgetting that education goes beyond the assumptions of market-based and technical education, since it should be transformative for individuals, making them critical and autonomous thinkers. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36278 |
Aparece nas coleções: | SH - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
bncccienciasnaturezaensinofundamental.pdf | 445,94 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons