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Título: Análise e classificação das atividades práticas em livros didáticos de Ciências da Natureza
Título(s) alternativo(s): Analysis and classification of practical activities in Natural Sciences textbooks
Autor(es): Leandro, Suelen Sulzbach
Orientador(es): Schneider, Eduarda Maria
Palavras-chave: Livros didáticos
Aprendizagem ativa
Prática de ensino
Ciências (Ensino fundamental)
Textbooks
Active learning
Student teaching
Data do documento: 14-Fev-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Santa Helena
Citação: LEANDRO, Suelen Sulzbach. Análise e classificação das atividades práticas em livros didáticos de Ciências da Natureza. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2025.
Resumo: A prática experimental é uma ferramenta essencial no ensino de Ciências, pois contribui para a construção do pensamento crítico, a compreensão de conceitos científicos e a alfabetização científica. No entanto, a qualidade e a abordagem dessas atividades nem sempre são adequadas para promover a investigação científica entre os alunos. A relevância do tema reside na necessidade de compreender como as aulas práticas são apresentadas nos livros didáticos, que frequentemente são o principal recurso pedagógico utilizado por professores. Além disso, o incentivo ao ensino investigativo pode transformar o ensino de Ciências, tornando-o mais dinâmico, participativo e alinhado às demandas da educação científica contemporânea. Nesse sentido, o objetivo deste estudo é analisar as aulas práticas nos livros didáticos de Ciências do Ensino Fundamental II. A metodologia consistiu em identificar as aulas práticas sugeridas pelos livros didáticos de Ciências do 6º ao 9º ano da coleção Araribá Mais Ciências, analisar os roteiros dessas aulas práticas e posteriormente, classificar conforme os tipos de atividades práticas. Ao final das análises, destaca-se a importância de propostas de aulas práticas que busquem o desenvolvimento do raciocínio na resolução de problemas nos alunos. Os resultados da análise evidenciaram a presença de 70 atividades práticas distribuídas entre os quatro volumes do Ensino Fundamental II, categorizadas como demonstrações práticas, experimentos descritivos e experimentos investigativos. As demonstrações práticas e os experimentos descritivos predominaram, sendo utilizados principalmente para ilustrar conceitos científicos já apresentados, enquanto as atividades investigativas, que promovem maior autonomia, pensamento crítico e resolução de problemas pelos alunos, apareceram em menor frequência. As atividades investigativas identificadas demonstraram um alto potencial para estimular habilidades científicas, como a formulação de hipóteses e a análise de dados, mas sua ocorrência limitada aponta para a necessidade de maior valorização desse tipo de abordagem nos materiais didáticos. A pesquisa concluiu que, embora os livros ofereçam uma diversidade de propostas experimentais, o equilíbrio entre as diferentes categorias é essencial para atender aos objetivos da alfabetização científica e do ensino investigativo. Este estudo reforça a importância de revisões contínuas nos materiais didáticos, com vistas a ampliar práticas investigativas que alinhem o ensino de Ciências às demandas da formação científica contemporânea, promovendo uma aprendizagem mais dinâmica, crítica e significativa.
Abstract: Experimental practice is an essential tool in science teaching, as it contributes to the development of critical thinking, the understanding of scientific concepts, and scientific literacy. However, the quality and approach of these activities are not always adequate to foster scientific investigation among students. The relevance of this topic lies in the need to understand how practical lessons are presented in textbooks, which are often the primary teaching resource used by teachers. Furthermore, promoting investigative teaching can transform science education, making it more dynamic, participatory, and aligned with the demands of contemporary scientific education. This study aims to analyze practical lessons in science textbooks for upper elementary school (grades 6 to 9). The methodology involved identifying practical lessons suggested in the Araribá Mais Ciências textbook collection, analyzing the lesson plans, and subsequently classifying them according to the types of practical activities. At the end of the analysis, the importance of proposals for practical lessons that foster students' reasoning and problem-solving skills is highlighted. The results showed 70 practical activities distributed across the four textbooks in the Araribá Mais Ciências collection, categorized as practical demonstrations, descriptive experiments, and investigative experiments. Practical demonstrations and descriptive experiments predominated, primarily serving to illustrate previously introduced scientific concepts, while investigative activities, which encourage greater autonomy, critical thinking, and problem-solving among students, appeared less frequently. The identified investigative activities demonstrated a high potential to stimulate scientific skills, such as hypothesis formulation and data analysis. However, their limited occurrence indicates the need for greater emphasis on this approach in textbooks. The study concluded that, although the textbooks provide a variety of experimental proposals, balancing the different categories is essential to meet the objectives of scientific literacy and investigative teaching. This research highlights the importance of ongoing revisions to educational materials to expand investigative practices that align science teaching with the demands of contemporary scientific training, fostering a more dynamic, critical, and meaningful learning process.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36277
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