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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36276
Título: | Criação de um mecanismo de ajuste dinâmico de dificuldade para jogos educacionais utilizando o Duoeduca |
Título(s) alternativo(s): | Creation of a dynamic difficulty adjustment mechanism for educational games using Duoeduca |
Autor(es): | Christ, Djonatham Caua Fritzen |
Orientador(es): | Naves, Thiago França |
Palavras-chave: | Jogos educativos Modelos matemáticos Rendimento escolar Educational games Mathematical models Academic achievement |
Data do documento: | 10-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Santa Helena |
Citação: | CHRIST, Djonatham Cauã Fritzen. Criação de um mecanismo de ajuste dinâmico de dificuldade para jogos educacionais utilizando o Duoeduca. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Ciência da Computação) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2025. |
Resumo: | O presente trabalho propõe o desenvolvimento de um mecanismo de ajuste dinâmico de dificuldade para jogos educacionais, aplicado à plataforma Duoeduca. A justificativa baseia-se na necessidade de manter o engajamento dos estudantes, evitando desmotivação decorrente de diferenças de desempenho entre os jogadores. O objetivo geral é criar um sistema que ajuste automaticamente a dificuldade do jogo de acordo com a posição dos jogadores no tabuleiro. A metodologia adotada envolveu a formulação de um modelo matemático para manipulação dos valores do dado utilizado no jogo, seguido de testes de simulação para validação do impacto do ajuste dinâmico. Posteriormente, o mecanismo foi implementado no Duoeduca e avaliado por meio de experimentos realizados em sala de aula, nos quais foram coletados dados sobre a percepção dos alunos e professores quanto à eficácia do sistema. Os resultados indicaram que o mecanismo foi capaz de reduzir discrepâncias de desempenho entre os jogadores, proporcionando maior competitividade e engajamento durante as partidas. Além disso, as análises mostraram que o ajuste dinâmico contribuiu para evitar frustrações e desmotivação, mantendo o interesse dos alunos ao longo do jogo. Conclui-se que a implementação do mecanismo de ajuste dinâmico de dificuldade no Duoeduca é uma solução viável para aprimorar a experiência educacional dos estudantes, podendo ser adaptada para outros jogos educacionais com características semelhantes. |
Abstract: | The present work proposes the development of a dynamic difficulty adjustment mechanism for educational games, applied to the Duoeduca platform. The justification is based on the need to maintain student engagement, avoiding demotivation resulting from performa differences among players. The general objective is to create a system that automatically adjusts the game difficulty according to players’ positions on the board, ensuring a balanced and stimulating experience. The adopted methodology involved formulating a mathematical model to manipulate the values of the die used in the game, followed by simulation tests to validate the impact of the dynamic adjustment. Subsequently, the mechanism was implemented in Duoeduca and evaluated through classroom experiments, in which data were collected on students’ and teachers’ perceptions of the system’s effectiveness. The results indicated that the mechanism was able to reduce performance discrepancies among players, providing greater competitiveness and engagement during matches. Furthermore, analyses showed that the dynamic adjustment helped prevent frustration and demotivation, keeping students interested throughout the game. It is concluded that the implementation of the dynamic difficulty adjustment mechanism in Duoeduca is a viable solution to enhance students’ educational experience and can be adapted for other educational games with similar characteristics |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36276 |
Aparece nas coleções: | SH - Ciência da Computação |
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