Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36272
Título: | O ensino de biologia celular e o uso de modelos didáticos: o ovo de ave (galinha/Gallus domesticus) como exemplo |
Título(s) alternativo(s): | The teaching of cell biology and the use of didactic models: the bird egg (hen/Gallus domesticus) as an example |
Autor(es): | Kaizer, Amanda Camila |
Orientador(es): | Schneider, Eduarda Maria |
Palavras-chave: | Células Educação Ovos Cells Education Eggs |
Data do documento: | 12-Fev-2025 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Santa Helena |
Citação: | KAIZER, Amanda Camila. O ensino de biologia celular e o uso de modelos didáticos: o ovo de ave galinha/Gallus domesticus) como exemplo. 2025. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Santa Helena, 2025. |
Resumo: | Ao abordar em sala de aula o conteúdo célula, os professores encontram dificuldades para explicar e exemplificar, devido ao alto grau de abstração, gerando dificuldades na compreensão das estruturas celulares. Nesse sentido, este trabalho investigou a percepção de professores de Ciências e Biologia sobre a célula, exemplificando o ovo de galinha como recurso didático no ensino de conceitos celulares. A pesquisa teve como objetivo compreender como os docentes utilizam os termos e relacionam ao modelo em sala de aula e as dificuldades enfrentadas ao abordar as estruturas celulares. A metodologia consistiu no desenvolvimento de um curso com prática investigativa sobre o ovo e na aplicação de questionários pré e pós-curso, com professores da região de Santa Helena, PR, para analisar suas concepções sobre a célula do ovo de galinha e sua aplicação pedagógica. Os resultados mostraram que, embora a maioria dos professores considere o ovo de galinha um modelo acessível e eficaz para ilustrar estruturas como a membrana plasmática, o núcleo e o citoplasma, alguns enfrentam dificuldades na interpretação correta das organelas, atribuindo a clara a denominação de citoplasma e a gema como o núcleo. Apesar dessas dificuldades, os docentes reconhecem o valor do ovo como recurso pedagógico. A pesquisa conclui que o ovo de galinha é um recurso didático eficaz para o ensino de Ciências e Biologia, mas sendo necessário utilizar nomenclatura condizente com a função que realmente exercem na célula, proporcionando uma aprendizagem prática e contextualizada, que facilita a compreensão dos conceitos celulares. Além disso, o curso oferecido aos professores contribuiu para o desenvolvimento de habilidades práticas e aprimoramento das estratégias pedagógicas, sendo considerado uma experiência valiosa para a formação profissional dos participantes. |
Abstract: | When addressing the topic of cells in the classroom, teachers face difficulties in explaining and exemplifying the content due to its high level of abstraction, leading to challenges in understanding cellular structures. In this context, this study investigated the perception of Science and Biology teachers regarding the concept of the cell, using the chicken egg as a teaching resource for explaining cellular concepts. The research aimed to understand how teachers use terminology, relate it to the model in the classroom, and the difficulties they face when addressing cellular structures. The methodology involved the development of a course with investigative practice on the egg and the application of pre- and post-course questionnaires with teachers from the region of Santa Helena, PR, to analyze their conceptions of the chicken egg cell and its pedagogical application. The results showed that, although most teachers consider the chicken egg an accessible and effective model for illustrating structures such as the plasma membrane, nucleus, and cytoplasm, some struggle with correctly interpreting the organelles, mistakenly identifying the egg white as the cytoplasm and the yolk as the nucleus. Despite these challenges, teachers recognize the value of the egg as a pedagogical resource. The study concludes that the chicken egg is an effective teaching tool for Science and Biology education, but it is necessary to use terminology that accurately reflects the functions of each structure in the cell, providing a practical and contextualized learning experience that facilitates the understanding of cellular concepts. Additionally, the course offered to teachers contributed to the development of practical skills and the improvement of teaching strategies, being considered a valuable experience for the professional development of the participants. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36272 |
Aparece nas coleções: | SH - Licenciatura em Ciências Biológicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ensinobiologiacelular.pdf | 893,3 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons