Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36224
Título: A verbalização de sentimentos de uma professora da educação superior em formação continuada
Título(s) alternativo(s): The verbalization of feelings of a higher education teacher in continuing education
Autor(es): Mello, Alessandra Silva de Souza de
Orientador(es): Lima, Anselmo Pereira de
Palavras-chave: Análise do discurso
Aprendizagem
Educação permanente
Professores - Formação
Discourse analysis
Learning
Continuing education
Teachers, Training of
Data do documento: 19-Jun-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: MELLO, Alessandra Silva de Souza de. A verbalização de sentimentos de uma professora da educação superior em formação continuada. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024.
Resumo: O foco deste estudo é apresentar uma análise do fenômeno linguístico intitulado tópico discursivo, que no contexto interacional corresponde de maneira geral, “aquilo acerca do que se está falando” (Brown e Yule, 1983, p.73 apud Fávero, 1993 p.38) O objetivo é, portanto, identificar os tópicos que estão presentes na materialização do discurso por meio do texto oral a fim de identificar quais seriam alguns dos sentimentos que podem estar presentes no ato interacional, bem como, a forma como esses sentimentos são verbalizados. O método de produção de dados é o da autoconfrontação (Clot, 2010) realizada com uma docente de uma instituição pública de ensino superior. Para a análise dos diálogos, foi necessário realizar a transcrição do material audiovisual resultante da intervenção, de acordo com as normas do projeto NURC-SP (Preti, 1999). A fundamentação teórica para a análise do material verbal produzido terá como base a teoria do Tópico Discursivo, abordada no capítulo "O Tópico Discursivo", escrito por Leonor Lopes Fávero (1993), bem como a teoria discursiva de Bakhtin (2016). Os resultados evidenciam que o tópico discursivo desempenha um papel essencial na identificação de sentimentos de docentes em sua prática e pode contribuir significativamente para formação continuada.
Abstract: The focus of this study is to present an analysis of the linguistic phenomenon known as “discourse topic,” which generally corresponds to “what is being talked about” in an interactional context (Brown and Yule, 1983, p. 73, cited in Fávero, 1993, p. 38). The objective is to identify the topics present in the materialization of discourse through oral text, in order to recognize some of the feelings that may be present in the interactional act, as well as how these feelings are verbalized. The data production method involves self-confrontation (CLOT, 2010) conducted with a faculty member from a public higher education institution. For the analysis of dialogues, it was necessary to transcribe the audiovisual material resulting from the intervention, following the guidelines of the NURC-SP project (Preti, 1999). The theoretical foundation for analyzing the verbal material is based on the theory of Discourse Topic, as discussed in the chapter “The Discourse Topic” by Leonor Lopes Fávero (1993), as well as Bakhtin’s discourse theory (2016). The results highlight that discourse topic plays an essential role in identifying faculty members’ feelings in their practice and can significantly contribute to ongoing professional development.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36224
Aparece nas coleções:PB - Licenciatura em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
topicodiscursivoautoconfrontacao.pdf739,85 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons