Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36213
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Hierro, Ana Carolina Gomes | - |
dc.creator | Caffarate, Luciana Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-24T21:27:11Z | - |
dc.date.available | 2025-03-24T21:27:11Z | - |
dc.date.issued | 2023-11-24 | - |
dc.identifier.citation | HIERRO, Ana Carolina Gomes; CAFFARATE, Luciana Rodrigues. Uma análise sobre o conhecimento de graduandos do curso de engenharia civil da UTFPR sobre certificações ambientais. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia Civil) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36213 | - |
dc.description.abstract | Civil construction is constantly growing and evolving, using more and more inputs from the environment. The increase in consumption is greater than the capacity to replace these inputs, therefore the need to adopt a more sustainable and economical vision has been highly demanded. In a context of growing concern about environmental issues, understanding how future engineers perceive and respond to this is vitally important to promoting sustainable practices in the construction industry. In this work, through a bibliographical review and the application of a questionnaire, the knowledge and interest of students on the Civil Engineering course at UTFPR in relation to environmental certifications were explored, while the role of the internship and the university in building this understanding was investigated. , examining how practical experience during the internship and the university curriculum influence graduate awareness. The results showed that students are interested in the topic and express a desire to study specific subjects, however, at the same time, they do not show interest in getting involved with environmental certifications, whether directly or indirectly. This demonstrates the lack of engagement to take an active role in the work of sustainable practices in construction. The challenge identified is to develop strategies capable of converting this interest into concrete actions, enabling future civil engineers to play a more active role in building a truly sustainable future. The research points out ways on how higher education can shape a generation of professionals who are more aware and engaged with contemporary environmental challenges and the perception of the importance of these practices in the face of global environmental challenges. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.subject | Engenharia civil - Aspectos ambientais | pt_BR |
dc.subject | Estudantes de engenharia | pt_BR |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Sustainability | pt_BR |
dc.subject | Civil engineering - Environmental aspects | pt_BR |
dc.subject | Engineering students | pt_BR |
dc.subject | Environmental education | pt_BR |
dc.title | Uma análise sobre o conhecimento de graduandos do curso de engenharia civil da UTFPR sobre certificações ambientais | pt_BR |
dc.title.alternative | An analysis of the knowledge of undergraduates from the UTFPR civil engineering course about environmental certifications | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | A construção civil está em constante crescimento e evolução, gastando cada vez mais insumos do meio ambiente. O aumento de consumo é maior do que a capacidade de reposição desses insumos, com isso a necessidade de se adotar uma visão mais sustentável e econômica vem sendo muito exigida. Em um contexto de crescente preocupação com as questões ambientais, entender como os futuros engenheiros percebem e respondem a isso, é de vital importância para promover práticas sustentáveis na indústria da construção. Neste trabalho foram explorados, através de revisão bibliográfica e da aplicação de um questionário, o conhecimento e o interesse dos alunos do curso de Engenharia Civil da UTFPR em relação às certificações ambientais, enquanto se investigou o papel do estágio e da universidade na construção desse entendimento, examinando como a experiência prática durante o estágio e o currículo universitário influenciam na conscientização do graduando. Como resultados se evidenciou que os estudantes apresentam interesse no tema e manifestam a vontade de cursar disciplinas específicas, contudo, simultaneamente, não demonstram interesse em se envolver com certificações ambientais, seja de forma direta ou indireta. Isso demonstra a falta de engajamento para assumir um papel ativo no trabalho de práticas sustentáveis na construção civil. O desafio identificado consiste em desenvolver estratégias capazes de converter esse interesse em ações concretas, capacitando os futuros engenheiros civis a desempenharem um papel mais ativo na construção de um futuro verdadeiramente sustentável. A pesquisa aponta caminhos sobre como a educação superior pode moldar uma geração de profissionais mais conscientes e engajados com os desafios ambientais contemporâneos e na percepção da importância dessas práticas frente aos desafios ambientais globais. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Krüger, Eduardo Leite | - |
dc.contributor.referee1 | Krüger, Eduardo Leite | - |
dc.contributor.referee2 | Romano, Cezar Augusto | - |
dc.contributor.referee3 | Iarozinski Neto, Alfredo | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Engenharia Civil |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
conhecimentograduandoscertificacoesambientais.pdf | 1,18 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons