Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36207
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Coelho, Anderson Germano | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-24T16:50:26Z | - |
dc.date.available | 2025-03-24T16:50:26Z | - |
dc.date.issued | 2025-02-25 | - |
dc.identifier.citation | COELHO, Anderson Germano. Tecnologia e subjetividade: a trama enunciativa nos textos normativos da SEED/PR. 2025. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagens) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2025. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36207 | - |
dc.description.abstract | During the COVID-19 pandemic, the Paraná State Department of Education (SEED/PR) implemented digital platforms to ensure the continuity of education, regulating their use through normative texts (laws, decrees, resolutions, and official documents) linked to educational goals. This measure accelerated technological adoption, impacting school structures and teaching routines while also fostering debates about the future of education. It is believed that these texts, as part of institutional discourse, despite their intrinsic characteristic of a certain neutrality marked by the erasure of the enunciator (objectifying orientation), also implicitly convey positions regarding technology and education. Thus, this study aims to investigate the presence of a point-of-view (POV) in SEED/PR’s normative texts on the use of digital educational platforms, analyzing the role of the textual enunciator (ET) in discourse organization and enunciative positioning. To achieve this, four documents published between 2021 and 2023 will be analyzed (an official document, a law, a decree, and a resolution), establishing the following specific objectives: (a) to examine the enunciative stances and POVs present in the selected texts; (b) to describe the forms of ET’s manifestation in normative texts; and (c) to contribute to the understanding of enunciative dynamics in these texts, highlighting their implications for the construction of style and authorship. The study concludes that even in institutional discourses, there are marks of enunciative positioning, challenging the notion of objectivity often associated with such texts. This occurs because the ET, although erased, plays an active role in discourse organization and in guiding the POV, promoting the construction of a macro-POV that directs the reader’s interpretation. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Análise do discurso | pt_BR |
dc.subject | Ponto de vista (Literatura) | pt_BR |
dc.subject | Transmissão textual | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Redação de normas administrativas | pt_BR |
dc.subject | Discourse analysis | pt_BR |
dc.subject | Point of view (Literature) | pt_BR |
dc.subject | Transmission of texts | pt_BR |
dc.subject | Educational technology | pt_BR |
dc.subject | Education | pt_BR |
dc.subject | Administrative regulation drafting | pt_BR |
dc.title | Tecnologia e subjetividade: a trama enunciativa nos textos normativos da SEED/PR | pt_BR |
dc.title.alternative | Tecnology and subjectivity: the enunciative framework in SEED/PR normative texts | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Durante a pandemia de COVID-19, a Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED/PR) implementou plataformas digitais para garantir a continuidade do ensino, regulamentando seu uso por meio de textos normativos (leis, decretos, resoluções e ofícios) vinculados a metas educacionais. Essa medida acelerou a adoção tecnológica, impactando a estrutura escolar e as rotinas docentes, além de estimular debates sobre o futuro da educação. Acredita-se que esses textos, como parte do discurso institucional, apesar de terem por característica intrínseca certa neutralidade marcada pelo apagamento do enunciador (orientação objetivante), acabam também por situar posicionamentos implícitos em relação à tecnologia e à educação. Dessa forma, este estudo busca investigar a presença de um ponto de vista (PDV) nos textos normativos da SEED/PR sobre o uso de plataformas educacionais digitais, analisando a atuação do enunciador textual (ET) na organização discursiva e no posicionamento enunciativo. Assim, foram analisados quatro documentos publicados entre 2021 e 2023 (um ofício, uma lei, um decreto e uma resolução), estabelecendo como objetivos específicos: (a) examinar as posturas enunciativas e os PDVs presentes nos textos selecionados; (b) descrever as formas de manifestação do ET em textos normativos; e (c) contribuir para a compreensão da dinâmica enunciativa nesses textos. O estudo conclui que mesmo em discursos institucionais há marcas de posicionamento enunciativo, desafiando a noção de objetividade frequentemente associada a esses textos. Isso ocorre porque o ET, ainda que apagado, exerce um papel ativo na organização discursiva e na orientação do PDV, promovendo a construção de um macro-PDV que direciona a interpretação do leitor. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0001-6459-7094 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5691253305585173 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Catelão, Evandro de Melo | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0003-3006-5051 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/6514720362657123 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
dc.contributor.advisor-co1ID | https://orcid.org/0000-0001-6951-6425 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4943005730602856 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Silveira, Ana Paula Pinheiro da | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-6951-6425 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4943005730602856 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Cortez, Suzana Leite | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0003-0983-0900 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/7074383097916404 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Rohling, Nivea | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0003-2797-9207 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/4539606122901901 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS | pt_BR |
dc.subject.capes | Letras | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
tecnologiasubjetividadetramaenunciativa.pdf | 2,78 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons