Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36188
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorJunkes, Erasmo-
dc.date.accessioned2025-03-21T21:41:56Z-
dc.date.available2025-03-21T21:41:56Z-
dc.date.issued2024-08-27-
dc.identifier.citationJUNKES, Erasmo. Mutant Codebraker: um jogo para auxiliar o ensino de teste de mutação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36188-
dc.description.abstractIn software development, ensuring that tools meet their objectives effectively is crucial. To achieve this, various techniques have been developed to ensure the quality of programs, including mutation testing. This proactive approach aims to identify and prevent potential erros in the source code, thereby improving software quality. However, mutation testing requires a solid theoretical understanding and programming skills. The objective of this work was to develop a multiplatform puzzle game that uses playful elements and challenges to facilitate the learning of the fundamental principles of mutation testing. The game is structured in phases, each with two stages: the first focuses on creating mutants and interpreting test cases, while the second focuses on completing test cases and eliminating the created mutants. After each phase, a principle related to the challenge is presented. The development of the game is detailed in this work, which also includes a field study to evaluate its acceptance and use. Results were gathered in a business environment through a questionnaire given to a group of employees who are students in software engineering. The participants reported that Mutant Codebreaker is an effective teaching tool, recommended for both professionals and academics, regardless of their experience in software testing.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectSoftware - Testespt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectSoftware - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectComputer software - Testingpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectComputer software - Developmentpt_BR
dc.titleMutant Codebraker: um jogo para auxiliar o ensino de teste de mutaçãopt_BR
dc.title.alternativeMutant Codebraker: A game to assist in teaching mutation testingpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoNa produção de software, garantir que as ferramentas atendam aos seus objetivos de forma eficiente é fundamental. Para isso, várias técnicas foram desenvolvidas para assegurar a qualidade dos programas, incluindo o teste de mutação. Essa abordagem proativa tem como objetivo identificar e prevenir erros potenciais no código-fonte, melhorando assim a qualidade do software. Contudo, o teste de mutação demanda um sólido conhecimento teórico e habilidades de programação. Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um jogo da categoria puzzle multiplataforma, que utiliza elementos lúdicos e desafios para facilitar o aprendizado dos princípios fundamentais do teste de mutação. O jogo é estruturado em fases, cada uma com duas etapas: a primeira foca na criação de mutantes e na interpretação dos casos de teste, enquanto a segunda se concentra na complementação dos casos de teste e na eliminação dos mutantes. Após cada fase, um fundamento relacionado ao desafio é apresentado. O desenvolvimento do jogo é detalhado neste trabalho, que também inclui um estudo de campo para avaliar sua aceitação e uso. Os resultados foram coletados em um ambiente empresarial através de um questionário aplicado a um grupo de funcionários estudantes da área de engenharia de software. Os participantes relataram que o Mutant Codebreaker é uma ferramenta eficaz para o ensino, recomendando-o tanto para profissionais quanto para acadêmicos, independentemente de sua experiência em teste de software.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Rodolfo Adamshuk-
dc.contributor.advisor-co1Souza, Francisco Carlos Monteiro-
dc.contributor.referee1Pegorini, Jéssica Iara-
dc.contributor.referee2Oliveira, Renê Pomilio de-
dc.contributor.referee3Silva, Rodolfo Adamshuk-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Softwarept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWAREpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Engenharia de Software

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jogoensinotestemutacao.pdf4,75 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons