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Título: Mutant Codebraker: um jogo para auxiliar o ensino de teste de mutação
Título(s) alternativo(s): Mutant Codebraker: A game to assist in teaching mutation testing
Autor(es): Junkes, Erasmo
Orientador(es): Silva, Rodolfo Adamshuk
Palavras-chave: Software - Testes
Jogos educativos
Software - Desenvolvimento
Computer software - Testing
Educational games
Computer software - Development
Data do documento: 27-Ago-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: JUNKES, Erasmo. Mutant Codebraker: um jogo para auxiliar o ensino de teste de mutação. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2024.
Resumo: Na produção de software, garantir que as ferramentas atendam aos seus objetivos de forma eficiente é fundamental. Para isso, várias técnicas foram desenvolvidas para assegurar a qualidade dos programas, incluindo o teste de mutação. Essa abordagem proativa tem como objetivo identificar e prevenir erros potenciais no código-fonte, melhorando assim a qualidade do software. Contudo, o teste de mutação demanda um sólido conhecimento teórico e habilidades de programação. Este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de um jogo da categoria puzzle multiplataforma, que utiliza elementos lúdicos e desafios para facilitar o aprendizado dos princípios fundamentais do teste de mutação. O jogo é estruturado em fases, cada uma com duas etapas: a primeira foca na criação de mutantes e na interpretação dos casos de teste, enquanto a segunda se concentra na complementação dos casos de teste e na eliminação dos mutantes. Após cada fase, um fundamento relacionado ao desafio é apresentado. O desenvolvimento do jogo é detalhado neste trabalho, que também inclui um estudo de campo para avaliar sua aceitação e uso. Os resultados foram coletados em um ambiente empresarial através de um questionário aplicado a um grupo de funcionários estudantes da área de engenharia de software. Os participantes relataram que o Mutant Codebreaker é uma ferramenta eficaz para o ensino, recomendando-o tanto para profissionais quanto para acadêmicos, independentemente de sua experiência em teste de software.
Abstract: In software development, ensuring that tools meet their objectives effectively is crucial. To achieve this, various techniques have been developed to ensure the quality of programs, including mutation testing. This proactive approach aims to identify and prevent potential erros in the source code, thereby improving software quality. However, mutation testing requires a solid theoretical understanding and programming skills. The objective of this work was to develop a multiplatform puzzle game that uses playful elements and challenges to facilitate the learning of the fundamental principles of mutation testing. The game is structured in phases, each with two stages: the first focuses on creating mutants and interpreting test cases, while the second focuses on completing test cases and eliminating the created mutants. After each phase, a principle related to the challenge is presented. The development of the game is detailed in this work, which also includes a field study to evaluate its acceptance and use. Results were gathered in a business environment through a questionnaire given to a group of employees who are students in software engineering. The participants reported that Mutant Codebreaker is an effective teaching tool, recommended for both professionals and academics, regardless of their experience in software testing.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36188
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