Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36186
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDittmann, Rafael Augusto Ferreira-
dc.date.accessioned2025-03-21T21:39:34Z-
dc.date.available2025-03-21T21:39:34Z-
dc.date.issued2024-06-18-
dc.identifier.citationDITTMANN, Rafael Augusto Ferreira. Aprendizado baseado em jogos para o ensino de conceitos básicos de mecânica newtoniana. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36186-
dc.description.abstractThis work presents the development and implementation of a digital educational game called "Newton’s Guide,"created to facilitate the teaching of Newtonian mechanics in an engaging way. Developed on the Unreal Engine 5 platform using the engine’s Blueprint Visual Scripting and C++ programming language, the game offers an immersive experience set in the 17th century, where the main character, guided by the teachings of Isaac Newton, learns and applies physics concepts to overcome obstacles. This project aims to contribute to the fields of education and technology by demonstrating that educational games are an effective pedagogical strategy for teaching Newtonian mechanics, making it easier to understand the concepts and sparking students’ interest in the subject.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectSoftware - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectMecânicapt_BR
dc.subjectComputer software - Developmentpt_BR
dc.subjectEducational gamespt_BR
dc.subjectMechanicspt_BR
dc.titleAprendizado baseado em jogos para o ensino de conceitos básicos de mecânica newtonianapt_BR
dc.title.alternativeGame-based learning for teaching basic concepts of Newtonian mechanicspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta o desenvolvimento e a implementação de um jogo educacional digital chamado "O Guia de Newton", criado para facilitar o ensino de mecânica newtoniana de forma envolvente. Desenvolvido na plataforma Unreal Engine 5 com a linguagem de programação da engine Blueprint Visual Scripting e C++, o jogo oferece uma experiência imersiva, ambientada no século XVII, onde o personagem principal, guiado por ensinamentos de Isaac Newton, aprende e aplica conceitos de física para superar obstáculos. Este projeto visa contribuir para as áreas de educação e tecnologia ao demonstrar que jogos educacionais são uma estratégia pedagógica eficaz para o ensino de mecânica newtoniana, facilitando a compreensão dos conceitos e despertando o interesse dos estudantes pela disciplina.pt_BR
dc.degree.localDois Vizinhospt_BR
dc.publisher.localDois Vizinhospt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Raquel de Almeida-
dc.contributor.advisor-co1Borges, Simone de Sousa-
dc.contributor.referee1Oliveira, Rafael Alves Paes de-
dc.contributor.referee2Brittes, Marisangela Pacheco-
dc.contributor.referee3Rocha, Raquel de Almeida-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia de Softwarept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO::METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO::ENGENHARIA DE SOFTWAREpt_BR
Aparece nas coleções:DV - Engenharia de Software

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jogosensinomecanicanewtoniana.pdf3,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons