Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36186
Título: Aprendizado baseado em jogos para o ensino de conceitos básicos de mecânica newtoniana
Título(s) alternativo(s): Game-based learning for teaching basic concepts of Newtonian mechanics
Autor(es): Dittmann, Rafael Augusto Ferreira
Orientador(es): Rocha, Raquel de Almeida
Palavras-chave: Software - Desenvolvimento
Jogos educativos
Mecânica
Computer software - Development
Educational games
Mechanics
Data do documento: 18-Jun-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: DITTMANN, Rafael Augusto Ferreira. Aprendizado baseado em jogos para o ensino de conceitos básicos de mecânica newtoniana. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2024.
Resumo: Este trabalho apresenta o desenvolvimento e a implementação de um jogo educacional digital chamado "O Guia de Newton", criado para facilitar o ensino de mecânica newtoniana de forma envolvente. Desenvolvido na plataforma Unreal Engine 5 com a linguagem de programação da engine Blueprint Visual Scripting e C++, o jogo oferece uma experiência imersiva, ambientada no século XVII, onde o personagem principal, guiado por ensinamentos de Isaac Newton, aprende e aplica conceitos de física para superar obstáculos. Este projeto visa contribuir para as áreas de educação e tecnologia ao demonstrar que jogos educacionais são uma estratégia pedagógica eficaz para o ensino de mecânica newtoniana, facilitando a compreensão dos conceitos e despertando o interesse dos estudantes pela disciplina.
Abstract: This work presents the development and implementation of a digital educational game called "Newton’s Guide,"created to facilitate the teaching of Newtonian mechanics in an engaging way. Developed on the Unreal Engine 5 platform using the engine’s Blueprint Visual Scripting and C++ programming language, the game offers an immersive experience set in the 17th century, where the main character, guided by the teachings of Isaac Newton, learns and applies physics concepts to overcome obstacles. This project aims to contribute to the fields of education and technology by demonstrating that educational games are an effective pedagogical strategy for teaching Newtonian mechanics, making it easier to understand the concepts and sparking students’ interest in the subject.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36186
Aparece nas coleções:DV - Engenharia de Software

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
jogosensinomecanicanewtoniana.pdf3,01 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons