Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36183
Título: Desenvolvimento de uma aplicação gamificada para educação musical
Título(s) alternativo(s): Development of a gamified application for musical education
Autor(es): Takayama, Davi Gil Brito Vaz
Orientador(es): Brittes, Marisangela Pacheco
Palavras-chave: Software - Desenvolvimento
Música - Instrução e estudo
Jogos educativos
Computer software - Development
Music - Instruction and study
Educational games
Data do documento: 19-Jun-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Dois Vizinhos
Citação: TAKAYAMA, Davi Gil Brito Vaz. Desenvolvimento de uma aplicação gamificada para educação musical. 2024. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Engenharia de Software) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Dois Vizinhos, 2024.
Resumo: A educação musical oferece diversos benefícios cognitivos, especialmente para crianças que se dedicam ao estudo da matéria. Contudo, o processo de aprendizagem desta apresenta desafios significativos, sendo a leitura de partituras um dos principais obstáculos que levam a uma elevada taxa de desistência. Considerando essa situação e a escassez de ferramentas que ensinam de maneira lúdica, este estudo discorre sobre o desenvolvimento de um programa que auxilia no aprendizado inicial da leitura de partituras. O método emprega técnicas de gamificação para capturar o interesse dos usuários e aprimorar a eficácia do aprendizado. O relatório explora os fundamentos teóricos da educação musical e da gamificação, além de descrever a aplicação destes conceitos na elaboração do software. O documento também inclui detalhes sobre as funcionalidades do projeto, a prototipagem, a arquitetura, os fluxos e os cenários de teste, todos planejados para garantir a qualidade do produto final.
Abstract: Music education offers various cognitive benefits, especially for children who dedicate themselves to studying the subject. However, the learning process presents significant challenges, with reading sheet music being one of the main obstacles leading to a high dropout rate. Considering this situation and the scarcity of tools that teach in a playful manner, this study discusses the development of a resource that assists in the initial learning of sheet music reading. The method employs gamification techniques to capture users’ interest and enhance learning effectiveness. The report outlines the theoretical foundations of music education and gamification, as well as describing how these concepts were applied in the software development. The document also includes details about project features, prototyping, architecture, flowcharts, and test scenarios, all carefully planned to ensure the quality of the final product.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36183
Aparece nas coleções:DV - Engenharia de Software

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
aplicacaogamificadaeducacaomusical.pdf1,61 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons