Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36170
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMartins, Guilherme Henrique Bernardi-
dc.date.accessioned2025-03-21T15:37:36Z-
dc.date.available2025-03-21T15:37:36Z-
dc.date.issued2024-12-17-
dc.identifier.citationMARTINS, Guilherme Henrique Bernardi. Plágio, pirataria, tecnologia nas artes: a plunderfonia de John Oswald e as tecnologias em uma perspectiva CTS. 2025. Dissertação (Mestrado em Tecnologia e Sociedade) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36170-
dc.description.abstractPlunderphonics is a concept introduced by Canadian musician John Oswald (1985) at the Wired Society Electro-Acoustic Conference in Toronto. Oswald argues that the use of samples should be unrestricted, regardless of permission or payment of royalties, as long as clear reference to the original artist is maintained. Plunderphonics critiques the formation and functioning of copyright laws, drawing on the history of their creation, the influence of technology on musical composition and consumption, and the everevolving role of the audience in relation to these technologies. This dissertation aims to investigate Oswald’s critique of copyright laws through a Science, Technology, and Society (STS) perspective, relating the author’s writings to the historical context of the creation of these laws. Using the theoretical frameworks of Andrew Feenberg and Langdon Winner, this dissertation seeks to explore the debates surrounding plagiarism through the lens of three specific cases of artistic creation based on pre-existing works: Sherrie Levine’s After Walker Evans (1981); Brazilian DJ Masa’s QQVCQUER Remix (2012); and Billie Eilish’s Bad Guy music video (2019). By analysing the gaps in plunderphonic discussions, its limitations and possibilities, and identifying issues that arise in artistic practice, the research aims to deepen the critique of the current functioning of copyright laws, thus assessing the viability of plunderphonics.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_BR
dc.subjectDireitos autorais - Artept_BR
dc.subjectPlágiopt_BR
dc.subjectPirataria (Direitos autorais)pt_BR
dc.subjectTecnologia - Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectDireitos autorais - Canções e músicapt_BR
dc.subjectPropriedade intelectualpt_BR
dc.subjectCopyright - Artpt_BR
dc.subjectPlagiarismpt_BR
dc.subjectPiracy (Copyright)pt_BR
dc.subjectTechnology - Social aspectspt_BR
dc.subjectCopyright - Musicpt_BR
dc.subjectIntellectual propertypt_BR
dc.titlePlágio, pirataria, tecnologia nas artes: a plunderfonia de John Oswald e as tecnologias em uma perspectiva CTSpt_BR
dc.title.alternativePlagiarism, piracy, technology in art: John Oswald's plunderphonics and technology through an STS perspectivept_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoPlunderphonics é um conceito apresentado pelo músico canadense John Oswald (1985), na Wired Society Electro-Acoustic Conference de Toronto. Oswald defende que o uso de samples deveria ser livre, independentemente de autorização ou pagamentos de direitos de uso, desde que mantendo clara referência ao artista original. A plunderfonia faz uma crítica à formação e ao funcionamento das leis de direitos autorais, baseando-se na história da criação destas, na influência da tecnologia sobre a composição e fruição musical, e na constante mudança do papel do público em relação a estas tecnologias. A presente dissertação propõe-se a investigar a crítica de Oswald sobre as leis de direitos autorais por meio de uma perspectiva de ciência-tecnologia-sociedade (CTS), relacionando os escritos do autor com o contexto histórico da criação das legislações. Tendo como fundamento teórico os estudos de Andrew Feenberg e de Langdon Winner, esta dissertação procura compreender as discussões em torno do plágio relacionadas com três casos específicos de criação artística a partir de obras já existentes: a exposição After Walker Evans (1981) de Sherrie Levine; QQVCQUER Remix (2012) do brasileiro DJ Masa; e do videoclipe de Bad Guy (2019) da cantora Billie Eilish. Analisa-se as lacunas presentes na discussão plunderfônica, seus limites e possibilidades, identificando questões que surgem no fazer artístico, para aprofundar a crítica ao funcionamento das leis de direitos autorais. Desta forma, é averiguada a viabilidade da plunderfonia.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0009-0000-2221-5393pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0891063046288713pt_BR
dc.contributor.advisor1Queluz, Marilda Lopes Pinheiro-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-1281-2260pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2110123354319236pt_BR
dc.contributor.referee1Onuki, Gisele Miyoko-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-1507-4534pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2931409712932541pt_BR
dc.contributor.referee2Queluz, Marilda Lopes Pinheiro-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-1281-2260pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2110123354319236pt_BR
dc.contributor.referee3Santos, Rodrigo Otávio dos-
dc.contributor.referee3IDhttp://orcid.org/0000-0001-5050-1637pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0668156094746596pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedadept_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
dc.subject.capesSociais e Humanidadespt_BR
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
plagiopiratariatecnologiaartes.pdf3,63 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons