Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36149
Título: O processo de silenciamento dos alunos na educação básica revelado em uma intervenção em clínica da atividade docente
Título(s) alternativo(s): The silencing process of students in basic education revealed in an intervention in a teaching activity clinic
Autor(es): Karasek, Bianca Alice
Orientador(es): Lima, Anselmo Pereira de
Palavras-chave: Professores - Formação
Educação permanente
Análise do discurso
Estudantes do ensino fundamental
Teachers, Training of
Continuing education
Discourse analysis
School children
Data do documento: 5-Fev-2025
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Pato Branco
Citação: KARASEK, Bianca Alice. O processo de silenciamento dos alunos na educação básica revelado em uma intervenção em clínica da atividade docente. 2025. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2025.
Resumo: A Clínica da Atividade Docente (CAD) é uma abordagem voltada para a transformação do trabalho docente, caracterizando-se como uma proposta de formação continuada desenvolvida em parceria com os professores no ambiente escolar (Lima, 2021; Clot, 2010). Este estudo examina o processo de silenciamento dos alunos na educação básica, identificado durante o diálogo entre uma professora e o interveniente ao longo da implementação da CAD em um Colégio Estadual do Paraná, no ano de 2023. No diálogo observou-se que, no sétimo ano, os estudantes demonstravam interesse em participar das aulas, enquanto, no ensino médio, predominava uma atitude de apatia. Esse contraste pode sugerir que, ao longo de sua trajetória na educação básica, o aluno pode estar sujeito a um processo gradativo de silenciamento resultando em um quadro no qual o aluno, antes questionador, agora já não se interessa mais em perguntar. De acordo com Jubran et al. (2002), esse assunto que surge na conversa corresponde a um tópico discursivo. A identificação dos tópicos, bem como a forma que eles se relacionam, permite realizar a organização tópica do diálogo. Essa organização é feita a partir da transcrição do diálogo gravado entre a professora e o interveniente e cria um espaço que facilita a análise e proporciona uma compreensão mais profunda da temática. A partir da delimitação do conflito central “o processo de silenciamento”, a pesquisa busca responder à seguinte pergunta: como o tópico do silenciamento emerge e se desenvolve em uma sessão devolutiva dos registros da observação da aula? Para isso, estabelece-se como objetivo geral compreender o processo de silenciamento dos alunos em sala de aula na educação básica. Como objetivos específicos, destacam-se: 1) realizar transcrição do diálogo gravado; 2) elaborar o quadro tópico referente aos temas tratados no diálogo; 3) identificar na organização tópica assuntos tratados no diálogo que auxiliem na compreensão da emersão do tópico do silenciamento e 4) evidenciar o processo de tomada de consciência da docente em relação ao conflito do silenciamento. Para tanto, tece-se sobre aspectos históricos da formação da instituição escolar brasileira, com base em Silva (2014), bem como questões relacionadas ao ensino “bancário”, analisando seus impactos na formação do sujeito (Freire, 2018, 1996; Mészaros, 2008), e também utilizam-se conceitos teóricos que tratam dos sentidos do silêncio (Orlandi, 2007). A justificativa dessa pesquisa se dá pelo entendimento de que esta trata de um conflito real e contemporâneo do sistema educacional e pela possibilidade que ela promove para a reflexão de educadores que encontram o mesmo conflito em sua prática. Como resultado, destaca-se a importância da CAD no processo de formação continuada dos docentes, visto que sua implementação possibilitou a tomada de consciência sobre a prática de silenciamento. Ainda pontua-se que o fenômeno do silenciamento é complexo e envolve vários fatores. No entanto, o estudo revelou a existência de uma "pressão" exercida sobre os professores, que os leva a adotar determinadas atitudes de "domínio" no ambiente de sala de aula, fator que contribui para a ocorrência do fenômeno do silenciamento.
Abstract: The Teaching Activity Clinic is an approach aimed at transforming teaching work, characterized as a proposal for continuing education developed in partnership with teachers in the school environment (Lima, 2021; Clot, 2010). This study examines the process of silencing students in basic education, located during the dialogue between a teacher and the intervener throughout the implementation of the CAD in a State School in Paraná, in the year 2023. In the dialogue, it was observed that, in the seventh grade, students showed interest in participating in classes, while, in high school, an attitude of apathy predominated. This contrast may suggest that, throughout their trajectory in basic education, the student may be subject to a gradual process of silencing, resulting in a situation in which the student, previously questioning, is now no longer interested in asking questions. According to Jubran et al. (2002), this topic that arises in the conversation corresponds to a discursive topic. Identifying the topics, as well as the way they relate, allows for the topical organization of the dialogue. This organization is done based on the transcription of the recorded dialogue between the teacher and the participant and creates a space that facilitates analysis and provides a deeper understanding of the topic. Based on the delimitation of the central conflict “the silencing process”, the research seeks to answer the following question: how does the topic of silencing emerge and develop in a feedback session of the classroom observation records?To this end, the general objective is to understand the process of silencing students in the classroom in basic education. The following specific objectives stand out: 1) transcribing the recorded dialogue; 2) preparing the topical board referring to the topics addressed in the dialogue; 3) identifying in the topical organization subjects addressed in the dialogue that help in understanding the emergence of the topic of silencing; and 4) highlighting the process of awareness of the teacher in relation to the conflict of silencing. To this end, we discuss historical aspects of the formation of the Brazilian school institution, based on Silva (2014), as well as issues related to “banking” education, analyzing its impacts on the formation of the subject (Freire, 2018, 1996; Mészaros, 2008), and we also use theoretical concepts that deal with the meanings of silence (Orlandi, 2007). This research is justified by the understanding that it deals with a real and contemporary conflict in the educational system and by the possibility that it promotes reflection by educators who encounter the same conflict in their practice. As a result, the importance of CAD in the process of continuing education of teachers is highlighted, since its implementation made it possible to raise awareness about the practice of silencing. It is also noted that the phenomenon of silencing is complex and involves several factors. However, the study revealed the existence of a "pressure" exerted on teachers, which leads them to adopt certain attitudes of "dominance" in the classroom environment, a factor that contributes to the occurrence of the phenomenon of silencing.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36149
Aparece nas coleções:PB - Programa de Pós-Graduação em Letras

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
silenciamentoalunoseducacaobasica.pdf4,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons