Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36147
Título: | A prática pedagógica de uma professora de língua inglesa em contexto público e bilíngue do par português-inglês |
Título(s) alternativo(s): | An english teacher's pedagogical practice in a public and bilingual context of portuguese-english pair |
Autor(es): | Capelin, Luciani |
Orientador(es): | Denardi, Didiê Ana Ceni |
Palavras-chave: | Prática de ensino Ensino - Metodologia Escolas públicas Língua inglesa - Estudo e ensino Educação bilíngüe Estudantes do ensino fundamental Student teaching Digital storytelling Public schools English language - Study and teaching Education, Bilingual School children |
Data do documento: | 30-Set-2024 |
Editor: | Universidade Tecnológica Federal do Paraná |
Câmpus: | Pato Branco |
Citação: | CAPELIN, Luciani. A prática pedagógica de uma professora de língua inglesa em contexto público e bilíngue do par português-inglês. 2024. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Pato Branco, 2024. |
Resumo: | O presente trabalho refere-se a uma pesquisa qualitativa (Gil, 2002, Denzin; Lincoln, 2006), na modalidade de pesquisa de sala de aula, embasada na perspectiva sociointeracionista (Vygotsky, 1998 e seguidores), e tem por objetivo principal compreender como se dá a prática pedagógica de uma professora de inglês, para a construção do conhecimento em um contexto bilíngue do par português-inglês em uma turma de 4º ano do Ensino Fundamental de uma escola municipal em uma cidade localizada na região noroeste de Santa Catarina. Especificamente, objetivamos: a) analisar o discurso da professora de inglês em sala de aula, envolvendo estratégias conversacionais e de ensino utilizadas para promover a aprendizagem de inglês dos estudantes, bem como dos conteúdos curriculares; e b) analisar a relação/interação entre a professora pedagoga e a professora de inglês em sala de aula no contexto bilíngue do par português-inglês. Os objetivos específicos foram traduzidos para as seguintes perguntas: a) Que estratégias conversacionais e de ensino são usadas pela professora para promover a aprendizagem de inglês dos estudantes, bem como dos conteúdos curriculares?; e b) Como ocorre a interação entre a professora pedagoga e a professora de inglês em sala de aula no contexto público e bilíngue do par português-inglês?. A geração de dados foi realizada por gravação em áudio e vídeo de oito aulas de diferentes disciplinas, seguidas de transcrições das falas dos participantes (professora pedagoga, professora-pesquisadora e estudantes) e tomada de notas da professora-pesquisadora. Os dados foram analisados à luz dos estudos sobre bilinguismo (Grosjean, 2022, Megale, 2019, Flory; Souza, 2009), formação de professores de Inglês para crianças (Tonelli; Cristovão, 2010; Megale 2016), metodologias e estratégias de ensino e aprendizagem de língua adicional para crianças na perspectiva sociointeracionista (Cameron, 2001, Hall, 2001, Rocha, 2007), para citar alguns. As respostas para as perguntas da pesquisa revelam que: a) a professora-pesquisadora utilizou-se de diversas estratégias conversacionais, com destaque para o uso de perguntas retóricas e repetições, bem como de diferentes estratégias de ensino, com destaque para as atividades relacionadas aos conteúdos curriculares elaboradas pela própria professora-pesquisadora, com ênfase na promoção de ludicidade e curiosidade por parte dos estudantes; b) as professoras pedagoga e de inglês (professora-pesquisadora) mostram existir entre elas uma relação empática e colaborativa em todas as etapas da prática de co-docência (prática proposta pela projeto bilíngue da escola), que tem início no planejamento de ensino e das aulas e continua na prática de ensino em sala de aula, com o objetivo maior de promover e efetivar a aprendizagem dos estudantes. Como resultado final desta pesquisa, observa-se que a prática pedagógica da professora- pesquisadora se revela em uma prática de exposição dos conteúdos de forma dialogada na perspectiva sociocultural, na qual a professora-pesquisadora procura colocar em prática o conceito de mediação na construção do conhecimento dos conteúdos curriculares, bem como na construção de conhecimento de língua inglesa por seus alunos. |
Abstract: | This work refers to a qualitative interpretative research (Gil, 2002, Denzin; Lincoln, 2006), as a classroom research, based on the socio-interactionist perspective (Vygotsky, 1998 and followers), which has as the main objective to comprehend how the pedagogical practice of a teacher of English occurs in the classroom in order to build knowledge in a bilingual context of the pair Portuguese-English in a 4th year of an Elementary School of a municipal public school of a town located in the northwest of Santa Catarina-Brazil. Specifically, we aim to: a) to analyze the teacher-researcher’s discourse, involving conversational and teaching strategies to promote the students’ learning of English language, as well as the curricular content; and b) to analyze how interaction between the educator and the teacher of English occurs in this same context. The specific objectives were translated to the following research questions: a) Which conversational and teaching strategies are used by the teacher-researcher in order to promote students’ learning of English and also of the curricular contents?; and b) How the interaction between the educator and the teacher of English occurs in the classroom? Data generation was carried on by video and audio recordings of eight classes of different school curricular components, followed by participants' speech transcriptions (educator, teacher-researcher and students) and the teacher-researcher’s notes. Data was analyzed by the light of the studies on bilingualism (Grosjean, 2022, Megale, 2019, Flory; Souza, 2009), teacher education to children (Tonelli; Cristovão, 2010; Megale 2016, among others), methodologies and strategies to teach and learn English as an additional language to children in the socio-interactionist perspective (Cameron, 2001, Rocha, 2007, just to cite some). The answers of the research questions show that: a) the teacher-researcher made use of several conversational strategies, with emphasis on rhetorical questions and repetitions as well as of different teaching strategies with emphasis on activities related to curricular contents produced by the own teacher-researcher with emphasis on the promotion of play fullness and students’ curiosity; b) the educator and the teacher-researcher showed they could establish an sympathetic and collaborative relationship between themselves that occurs in all stages of co-teaching practice (co-teaching is proposed by the bilingual project of the school), starting at the lesson planning process going to the teaching practice in the classroom, with the major aim of promoting and accomplishing students’ learning. As a final result of this research, it is observed that the teacher-researcher’s pedagogical practice revels itself in a practice of content exposition by means of dialogue based on a sociocultural perspective, in which the teacher-researcher tries to put into practice the concept of mediation in the construction of students’ knowledge concerning the curricular content, as well as students’ knowledge of the English language. |
URI: | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36147 |
Aparece nas coleções: | PB - Programa de Pós-Graduação em Letras |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
praticapedagogicaprofessoralingua.pdf | 3,9 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons