Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36143
Título: A bilhetagem eletrônica no transporte coletivo de Curitiba e a inteligência coletiva
Título(s) alternativo(s): Electronic ticketing in Curitiba's public transport and collective intelligence
Autor(es): Correia, Rogério
Orientador(es): Graeml, Alexandre Reis
Palavras-chave: Inteligência coletiva
Transporte urbano
Administração pública - Processo decisório
Política de transporte urbano - Planejamento
Swarm intelligence
Urban transportation
Public administration - Decision making
Urban transportation policy - Planning
Data do documento: 19-Set-2024
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: CORREIA, Rogerio. A bilhetagem eletrônica no transporte coletivo de Curitiba e a inteligência coletiva. 2025. Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024.
Resumo: A bilhetagem eletrônica é adotada como uma estratégia de ampliação da eficiência do transporte coletivo, por meio da integração da tecnologia da informação. Neste estudo, objetiva-se investigar os aspectos de inteligência coletiva que se desenvolvem, ou têm potencial de emergir, a partir dos dados provenientes do sistema de bilhetagem eletrônica do transporte público de Curitiba. Tais dados se apresentam como recursos para acessar o conhecimento coletivo, proporcionando embasamento para a tomada de decisões no âmbito da gestão pública, levando em conta necessidades e interesses da população, que podem ser evidenciados a partir da sua análise. A metodologia adotada envolveu a realização de um estudo de caso, empregando-se métodos de pesquisa documental e entrevistas para alcançar os propósitos delineados. Os resultados obtidos sugerem que a bilhetagem eletrônica detém um potencial significativo para a emergência da inteligência coletiva organizacional e para a captura da inteligência da população, embora não tenha sido instituída com este propósito e ainda esteja longe de se beneficiar de todo o seu potencial. Esta interação com o acervo de conhecimento coletivo contido nos singelos dados de bilhetagem do transporte pode contribuir para uma gestão mais eficaz da cidade, levando em conta importantes informações sobre o cotidiano dos seus habitantes.
Abstract: Electronic ticketing is adopted as a strategy to enhance the efficiency of public transportation through the integration of information technology. This study aims to investigate the aspects of collective intelligence that develop or have the potential to emerge from the data generated by the electronic ticketing system of Curitiba’s public transport. Such data serve as resources to access collective knowledge, providing a foundation for decision-making in public management, considering the needs and interests of the population that can be evidenced through its analysis. The methodology adopted involved conducting a case study, employing documentary research methods and interviews to achieve the outlined purposes. The results obtained suggest that electronic ticketing holds significant potential for the emergence of organizational collective intelligence and for capturing the intelligence of the population, although it was not instituted with this purpose and is still far from benefiting from its full potential. This interaction with the collective knowledge contained in the simple ticketing data can contribute to more effective city management, taking into account important information about the daily lives of its inhabitants.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36143
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
inteligenciacoletivabilhetagemeletronica.pdf3,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons