Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36134
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Berbicz, Rafaela Borgmann | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-18T20:43:02Z | - |
dc.date.available | 2025-03-18T20:43:02Z | - |
dc.date.issued | 2023-06-26 | - |
dc.identifier.citation | BERBICZ, Rafaela Borgmann. Centro de terapia infantil: acessibilidade na vida prática. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36134 | - |
dc.description.abstract | In order for this project to be viable, research was carried out on the classifications of disabilities and their corresponding treatments, as well as the current scenario of legislation that guarantees medical therapeutic access, the best quality of life and insertion of these people in society, with the aim of methodologically and conceptually base the development of the project of a children therapy center in the city of Curitiba. This academic monographic research refers to current numbers of children with disabilities who were mapped by their enrollment in special education schools. It is important to bear in mind, though, that there is an enormous difficulty in determining concrete and real data since the last census is from 2010 and not all children with disabilities need special education. Besides, it Is equally hard to lay down the exact number of children who have access to the free treatment system and how overcrowded it might be. Later, this paperwork presents the piece of land concerning the implementation of the proposal with all its guidelines, construction standards and necessary parameters. Finally, the norms governing an architectural project for a therapy clinic that aims to cover all disabilities were presented, seeking the maximum inclusion of these children in the public system. The study also showed the importance of families in not only having adequate equipment for specialized clinical treatment, but also a place that brings safety, joy and enables the creation of a support and friendship network between families with PWD children and society, seeking to reduce the segregation and prejudice they face. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Projeto de acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Arquitetura | pt_BR |
dc.subject | Crianças com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Pessoas com deficiência - Serviços para | pt_BR |
dc.subject | Barrier-free design | pt_BR |
dc.subject | Architecture | pt_BR |
dc.subject | Children with disabilities | pt_BR |
dc.subject | People with disabilities - Services for | pt_BR |
dc.title | Centro de terapia infantil: acessibilidade na vida prática | pt_BR |
dc.title.alternative | Children’s therapy center: accessibility in practical life | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Para a viabilidade deste trabalho, foram realizadas pesquisas sobre as classificações das deficiências e os seus respectivos tratamentos, bem como o cenário atual da legislação que garante o acesso médico terapêutico e a melhor qualidade de vida e inserção destas pessoas na sociedade, com o objetivo de embasar metodológica e conceitualmente a elaboração do projeto de um centro de terapia infantil na cidade de Curitiba. Nesta pesquisa monográfica foram levantados números atuais de crianças com deficiência que se encontram matriculadas em escolas de educação especial. É importante se ter em mente, porém, que há uma enorme dificuldade em apurar dados concretos e reais, pois o último censo é de 2010 e nem todas as crianças com deficiência precisam de educação especial. Também foi realizado o levantamento de quantas crianças estão dentro do sistema de tratamento gratuito e o quão inchado o mesmo se encontra. Após, foi apresentado o terreno foco da implementação da proposta com todas as diretrizes, normas construtivas e parâmetros necessários. Por fim, foram apresentadas as normas que regem um projeto arquitetônico para uma clínica de terapia que visa abranger todas as deficiências, buscando a máxima inclusão destas crianças no sistema público. O estudo também mostrou a importância de as famílias terem um equipamento não só para tratamento clinico especializado, mas também de um local que traga segurança, alegria e possibilite a criação de uma rede de apoio e amizade entre as famílias com crianças PCD e a sociedade, buscando reduzir a segregação e preconceitos que as mesmas enfrentam. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Pinto, Orlando Ribeiro | - |
dc.contributor.referee1 | Fontan, Roberto Tourinho | - |
dc.contributor.referee2 | Fortunato, Rafaela Antunes | - |
dc.contributor.referee3 | Prestes, Márcia Ferreira | - |
dc.contributor.referee4 | Ribeiro, Orlando Pinto | - |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Arquitetura e Urbanismo |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
centroterapiainfantil.pdf | 45,21 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons