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dc.creatorSantos, Luan Henrique Rechetelo dos-
dc.date.accessioned2025-03-17T20:26:09Z-
dc.date.available2025-03-17T20:26:09Z-
dc.date.issued2023-06-19-
dc.identifier.citationSANTOS, Luan Henrique Rechetelo dos. Plano multimodal de Curitiba: uma proposta de integração do transporte coletivo. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36129-
dc.description.abstractUrban mobility is constantly evolving, and with this, the cities find themselves in need of updating their dynamics to meet the most diverse public. The public transportation systems need to be renewed, aiming at the improvement of service delivery, the guarantee of intermodality, the greater attractiveness to users and also the adequacy to environmental policies to improve the atmospheric conditions and the cities as a whole. With the arrival of the COVID-19 pandemic, and the consequent need for social isolation, the number of public transportation users reduced, and the challenges of the dynamics of displacement were accentuated. Thus, this monograph presents the rationale for a plan for electrification of the BRT and requalification of public transportation, in the city of Curitiba-PR. The work addresses the evolution of public transportation by bus, aspects of BRT systems and approaches on the structure for electrification of public transportation operated by bus. In sequence, it analyzes Curitiba’s public transportation and its spaces, especially Avenida República Argentina and the southern axis. Case studies of four cities that have implemented sustainable solutions for urban mobility are presented to contribute to the construction of the proposals. Finally, guidelines are outlined for the system as a whole, in order to promote sustainable mobility and the improvement of the service provided, as well as more specific proposals. Thus, the proposal for a multimodal plan for Curitiba aims to improve the public transportation operation system, its spaces and surroundings, in order to stimulate its use, contribute to environmental quality and improve the city’s space.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectPlanejamento urbanopt_BR
dc.subjectDesenvolvimento urbano sustentávelpt_BR
dc.subjectSistemas BRTpt_BR
dc.subjectTransporte urbanopt_BR
dc.subjectCity planningpt_BR
dc.subjectSustainable urban developmentpt_BR
dc.subjectBus rapid transitpt_BR
dc.subjectUrban transportationpt_BR
dc.titlePlano multimodal de Curitiba: uma proposta de integração do transporte coletivopt_BR
dc.title.alternativeCuritiba’s multimodal plan: a proposal for the integration of public transportationpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoA mobilidade urbana está em constante evolução, e com isso, as cidades se veem na necessidade de atualizar suas dinâmicas para atender os mais diversos públicos. Os sistemas de transporte coletivo precisam se renovar, visando a melhoria na prestação de serviço, a garantia da intermodalidade, a maior atratividade aos usuários e ainda, a adequação às políticas ambientais em prol da melhoria das condições atmosféricas e das cidades como um todo. Com a chegada da pandemia de COVID-19, e consequente necessidade de isolamento social, o número de usuários de transporte coletivo reduziu, e os desafios das dinâmicas de deslocamento foram acentuados. Dessa forma, a presente monografia apresenta a fundamentação para um plano de eletrificação do BRT e requalificação do transporte coletivo, na cidade de Curitiba-PR. O trabalho aborda a evolução do transporte coletivo por ônibus, aspectos de sistemas de BRT e abordagens sobre estrutura para eletrificação do transporte público operado por ônibus. Na sequência, analisa o transporte coletivo de Curitiba e seus espaços, em especial a Avenida República Argentina e o eixo sul, assim como as ações realizadas no âmbito da pandemia, de modo a identificar os principais problemas a serem enfrentados para o desenvolvimento do projeto. São apresentados estudos de caso de quatro cidades que implementaram soluções sustentáveis para a mobilidade urbana, para contribuir na construção das propostas. Por fim, são traçadas as diretrizes para o sistema como um todo, a fim de promover a mobilidade sustentável e a melhoria do serviço prestado, assim como proposições mais específicas. Desse modo, a proposta um plano multimodal para Curitiba tem como finalidade a melhoria do sistema de operação do transporte coletivo, seus espaços e entorno, de modo a estimular seu uso, contribuir com a qualidade ambiental e melhorar o espaço da cidade.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Prestes, Márcia Ferreira-
dc.contributor.referee1Monteiro, Priscila Zanon-
dc.contributor.referee2Faria, Débora Raquel-
dc.contributor.referee3Proença, Anderson Dias de Almeida-
dc.contributor.referee4Prestes, Márcia Ferreira-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
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