Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36128
Título: Dançaterapia: proposta de uma escola de dança contemporânea como alternativa para tratamento da mente em Curitiba - PR
Título(s) alternativo(s): Dance therapy: proposal for a contemporary dance school as an alternative for the treatment of the mind in Curitiba - PR
Autor(es): Köhnlein, Larissa
Orientador(es): Tamashiro, Heverson Akira
Palavras-chave: Dança
Terapia pela dança
Doenças mentais - Tratamento alternativo
Percepção espacial
Arquitetura - Projetos e plantas
Dance
Dance therapy
Mental illness - Alternative treatment
Space perception
Architecture - Designs and plans
Data do documento: 22-Jun-2023
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: Köhnlein, Larissa. Dançaterapia: proposta de uma escola de dança contemporânea como alternativa para tratamento da mente em Curitiba - PR. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.
Resumo: Com o aumento do adoecimento psíquico devido a fatores estressantes das novas rotinas exigentes e aceleradas, a busca por terapias vem se tornando comum, e com isso, surgem novas formas de se tratar os problemas da sociedade. Frente essa problemática, as terapias alternativas buscam através de ações, combinadas ou não à terapia tradicional, amenizar as causas e sintomas dos transtornos mentais resultantes de fatores externos e internos ao ser humano. Partindo desse princípio e da ideia de que as terapias não tradicionais também contribuem com a melhoria da qualidade de vida, buscou-se propor uma Escola de Dança Contemporânea no município de Curitiba, Paraná. A proposta da escola se deve à busca por tornar mais acessível uma atividade em conjunto com profissionais da saúde que busque entender cada indivíduo e suas necessidades, de forma a facilitar o convívio em sociedade e o autoconhecimento. Sendo assim, o objetivo é oferecer um espaço voltado ao movimento e a dança contemporânea, que ofereça liberdade de expressão e que seja acessível à população, oferecendo melhorias no bem estar de todos. A finalidade desta pesquisa é refletir acerca de como a dança, a arquitetura e a percepção espacial podem contribuir ativamente com a melhoria na qualidade de vida.
Abstract: With the increase in psychic illnesses due to the stressors of new demanding and accelerated routines, the search for therapies has become common, and, from this, new ways of dealing with society’s problems emerge. Faced with this problem, alternative therapies seek through actions, combined or not with traditional therapy, to alleviate the causes and symptoms of mental disorders resulting from external and internal factors to the human beings. Based on this principle and on the idea that non- traditional therapies also contribute to improving the quality of life, we sought to propose a Contemporary Dance School in the city of Curitiba, Paraná. The school’s proposal is due to the search to make more accessible activity together with health professionals that seek to understand each individual and their needs, in order to facilitate living in society and self-knowledge. Therefore, the objective is to offer a space dedicated to movement and contemporary dance, which offers freedom of expression and is accessible to the population, offering improvements in the well-being of all. The purpose of this research is to reflect on how dance, architecture, and spatial perception can actively contribute to improving the quality of life.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36128
Aparece nas coleções:CT - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
escoladancatratamentomente.pdf10,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons