Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36127
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorWalger, Julia de Souza-
dc.date.accessioned2025-03-17T20:00:57Z-
dc.date.available2025-03-17T20:00:57Z-
dc.date.issued2023-06-27-
dc.identifier.citationWALGER, Júlia de Souza. Centro de formação para jovens em situação de vulnerabilidade social no Parolin. 2023. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Arquitetura e Urbanismo) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36127-
dc.description.abstractOne of the problems found in the big cities is the amount of families in vulnerable conditions, and young people in the process of social exclusion, who feel diminished, fragile and incapable of achieving positive results. We know that investment in education contributes to the country’s economic development, and improves employment and income opportunities. In addition to socioeconomic and educational deficiencies, we often find abandoned buildings in urban centers, which harm the urbanization process by not fulfilling their social function. When we arrive at this scenario for the reality of the Parolin favela, in Curitiba-PR, we can see the low perspective of study and work of the young people who lived in the community. The vast majority of these young people are unable to complete their studies due to work demands or lack of support from the entire family and public system, and consequently face less exposure to the labor market. Furthermore, they are exposed to a high risk of violence on a daily basis. The main objective of this research is to carry out an intervention that actively contributes to the professional qualification of young people between 14 and 24 years old in the Parolin community. The architectural requalification of a currently abandoned building will guarantee the logistical support and social need for the functioning of the professional training center, which could contribute to the assistance of professionalization among young people and adults with low education.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_BR
dc.subjectComunidades - Desenvolvimentopt_BR
dc.subjectFavelaspt_BR
dc.subjectCentros comunitáriospt_BR
dc.subjectEdifícios - Reformaspt_BR
dc.subjectEnsino profissionalpt_BR
dc.subjectCommunity developmentpt_BR
dc.subjectSlumspt_BR
dc.subjectCommunity centerspt_BR
dc.subjectBuildings - Repair and reconstructionpt_BR
dc.subjectProfessional educationpt_BR
dc.titleCentro de formação para jovens em situação de vulnerabilidade social no Parolinpt_BR
dc.title.alternativeTraining center for young people in situations of social vulnerability in Parolinpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoO principal objetivo da presente pesquisa é realizar uma intervenção que contribua de forma ativa na qualificação profissional de jovens entre 14 e 24 anos na comunidade do Parolin. A requalificação arquitetônica de um edifício atualmente abandonado, garantirá o apoio logístico e social necessário para o funcionamento do centro de formação profissional o que poderá contribuir para ampliação da profissionalização entre jovens e adultos de baixa escolaridade. Um dos problemas encontrados nos centros urbanos diz respeito à famílias em condições de vulnerabilidade, onde há jovens em processo de exclusão social, que se sentem diminuídos, fragilizados e incapazes de alcançar resultados positivos frente ao futuro. Sabemos que o investimento na educação contribui para o desenvolvimento econômico do país de forma contínua, gerando melhores oportunidades de emprego e renda para jovens e adultos. Além das deficiências socioeconômicas e educacionais, frequentemente encontramos nos centros urbanos edifícios abandonados, que prejudicam o processo de urbanização por não cumprirem sua função social. Quando trazemos esse cenário para a realidade da favela do Parolin, em Curitiba-PR, podemos enxergar a baixa perspectiva de estudo e trabalho dos jovens que crescem na comunidade. A grande maioria destes jovens não conseguem finalizar seus estudos devido às demandas de trabalho ou à falta de apoio de todo o sistema familiar e público, e consequentemente enfrentam uma menor exposição ao mercado de trabalho. Mais ainda, estão expostos a um alto risco de violência no dia a dia.pt_BR
dc.degree.localCuritibapt_BR
dc.publisher.localCuritibapt_BR
dc.contributor.advisor1Polli, Simone Aparecida-
dc.contributor.referee1Wills, José Ernesto Bueno-
dc.contributor.referee2Faria, Débora Raquel-
dc.contributor.referee3Proença, Anderson Dias de Almeida-
dc.contributor.referee4Polli, Simone Aparecida-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - Arquitetura e Urbanismo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
centroformacaojovensvulnerabilidade.pdf22,97 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons