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dc.creatorChirnev, João Victor da Silva-
dc.date.accessioned2025-03-17T12:26:14Z-
dc.date.available2025-03-17T12:26:14Z-
dc.date.issued2025-02-19-
dc.identifier.citationCHIRNEV, João Victor da Silva. Análise de conforto relacionado à vibração em veículos de passeio. 2024. 78 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Guarapuava, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36120-
dc.description.abstractOne of the most relevant characteristics when buying a new car is the comfort provided by the vehicle. Comfort is how well the occupant feels in the automobile, being a sensation that varies from person to person. Various components of the automobile influence the physical and visual perception of comfort experienced by passengers. One of the most important aspects of physical comfort is the vehicle’s vibration absorption. ISO 2631-1 establishes occupational vibration comfort limits for the torso, hands, and arms. This study aims to develop a metric to evaluate the vibrational comfort of passenger vehicles, assisting the buyer in acquiring a new car. The study begins with the selection of automobiles that will be used in the tests, followed by the definition of the routes that will be traveled, the execution of tests using an accelerometer, and the establishment of a vibrational comfort scale. The tests were conducted with an accelerometer positioned on the driver’s seat. The trials take place with the vehicle stationary, to analyze the influence of the engine on vibration. Then, tests are conducted on a road that induces high vibrations, exploring the vehicle's vibration limits and enabling the detection of possible mechanical issues. Another test is performed on a route with highly regular asphalt, serving as a counterpoint to the previous test. Finally, a route simulating the driver’s daily routine is used, combining the characteristics of both low and high-vibration tests. Thus, with the results in hand, it became possible to evaluate mechanical failures in some of the vehicles. In addition to performance comparisons between each vehicle, it was also possible to determine which automobile is the best in terms of vibrational comfort.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectVibraçãopt_BR
dc.subjectAutomóveispt_BR
dc.subjectMecânicapt_BR
dc.subjectVibrationpt_BR
dc.subjectAutomobilespt_BR
dc.subjectMechanicspt_BR
dc.titleAnálise de conforto relacionado à vibração em veículos de passeiopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of comfort related to vibration in passenger vehiclespt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.description.resumoUma das características mais relevantes na hora de comprar o carro novo é o conforto proporcionado pelo veículo. Conforto é o quão bem o ocupante se sente no automóvel, sendo uma sensação que se alterna de pessoa para pessoa. Diversos componentes do automóvel influenciam na percepção física e visual de conforto experienciada pelos passageiros, um dos pontos mais importantes do conforto físico é a absorção de vibração do automóvel. A ISO 2631-1 estabelece limites de conforto vibracional ocupacional para tronco, mãos e braços. Este trabalho tem como objetivo desenvolver uma métrica para avaliar conforto vibracional de veículos de passeio, auxiliando o comprador na aquisição do carro novo. O estudo inicia-se na seleção dos automóveis que serão utilizados nos testes, passa para a definição dos trajetos que serão percorridos, realização dos testes com acelerômetro e estabelecimento da escala de conforto vibracional. Os testes foram realizados com acelerômetro posicionado no banco do condutor. Os ensaios ocorrem com o veículo parado, com o intuito de analisar a influência do motor na vibração. Em estrada que promova elevadas vibrações, explorando os limites de vibração do veículo, e possibilitando a visualização de possíveis problemas mecânicos. Em trajeto com elevada regularidade do asfalto, servindo de contraponto para o ensaio anterior. E por fim um trajeto que simule o dia a dia do motorista, mesclando as características dos testes com baixa e elevada vibração. Dessa forma, com os resultados em mãos, se tornou possível avaliar falhas mecânicas em alguns dos veículos. Além da realização dos comparativos de desempenho de cada veículo, sendo assim possível determinar qual automóvel é o melhor, tratando-se de conforto vibracional.pt_BR
dc.degree.localGuarapuavapt_BR
dc.publisher.localGuarapuavapt_BR
dc.contributor.advisor1Ramalho, Denise Alves-
dc.contributor.referee1Ramalho, Denise Alves-
dc.contributor.referee2Gonçalves Júnior, Marcos-
dc.contributor.referee3Dalmas, Sergio-
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programEngenharia Mecânicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA MECANICApt_BR
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