Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36101
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Aguinaldo Porfirio dos | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-14T21:18:23Z | - |
dc.date.available | 2025-03-14T21:18:23Z | - |
dc.date.issued | 2024-12-13 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, Aguinaldo Porfirio dos. Proposta de ensino de movimento retilíneo uniforme e movimento retilíneo uniformemente variado com o uso de TDICs. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36101 | - |
dc.description | Acompanha: Propostas de atividades práticas sobre movimento retilíneo uniforme e movimento retilíneo uniformemente variado. | pt_BR |
dc.description.abstract | This study presents a didactic sequence for teaching Uniform Rectilinear Motion (URM) and Uniformly Accelerated Rectilinear Motion (UARM) in Physics classes. The proposal was implemented at a state public school in Paraná, Brazil, involving 18 firstyear high school students. The methodology was based on David Ausubel's concept of meaningful learning, aiming to enhance the teaching and learning processes of specific kinematics concepts. To address the content, questionnaires, simulators, apps with guided instructions, and exercise lists were used. The activities were conducted in groups to encourage interaction among students and between students and the teacher. Resources included digital questionnaires, platforms, and simulators such as those available on Walter Fendt's platform, Tracker, and Google Maps, which facilitated a more dynamic exploration of the concepts. The results highlight the importance of pedagogical innovation through the integration of digital information and communication technologies into teaching practices. These approaches make lessons more engaging and foster meaningful learning. Students emphasized the relevance of experiments, the use of computer labs, and mobile applications in their learning process. Additionally, they reported that simulations of real-life situations significantly contributed to a deeper understanding of theoretical concepts, offering a more playful and engaging approach. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Física (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Didática (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Cinemática | pt_BR |
dc.subject | Learning | pt_BR |
dc.subject | Kinematics | pt_BR |
dc.title | Proposta de ensino de movimento retilíneo uniforme e movimento retilíneo uniformemente variado com o uso de TDICs | pt_BR |
dc.title.alternative | Proposal for teaching uniform rectilineous movement and uniformly varied rectilineous movement with the use of TDICs | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho apresenta uma sequência didática para o ensino de Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) e Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV) na disciplina de Física. A proposta foi implementada em um colégio da rede estadual de ensino do Estado do Paraná, envolvendo 18 estudantes da primeira série do Ensino Médio. A metodologia utilizada baseou-se no conceito de aprendizagem significativa de David Ausubel, com o objetivo de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem de conceitos específicos da cinemática. Para abordar os conteúdos, foram empregados questionários, simuladores, aplicativos com roteiros orientados e listas de exercícios. As atividades foram realizadas em grupos, promovendo a interação entre os estudantes e entre os estudantes e o professor. Os recursos utilizados incluíram questionários, plataformas digitais e simuladores, como os disponíveis na plataforma de Walter Fendt, Tracker e Google Maps, que permitiram uma exploração mais dinâmica dos conceitos. Os resultados obtidos evidenciam a importância da inovação pedagógica por meio da incorporação de tecnologias digitais de informação e comunicação nas práticas de ensino, tornando as aulas mais atrativas e promovendo uma aprendizagem significativa. Os Estudantes destacaram a relevância do uso de experimentos, do laboratório de informática e de aplicativos para celular em seu aprendizado. Além disso, consideraram que as simulações de situações reais contribuíram de forma significativa para uma compreensão mais aprofundada da teoria, oferecendo uma abordagem mais lúdica e envolvente. | pt_BR |
dc.degree.local | Campo Mourão | pt_BR |
dc.publisher.local | Campo Mourao | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0000-0003-1315-6621 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5333916800775751 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Fontes, Adriana da Silva | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0002-0085-5020 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0948799905374439 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Santos, Oscar Rodrigues dos | - |
dc.contributor.advisor-co1ID | https://orcid.org/0000-0002-0987-1465 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3450355380659938 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Fontes, Adriana da Silva | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0002-0085-5020 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/0948799905374439 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Deimling, César Vanderlei | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-1554-0099 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3543120613457891 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Silva, Débora Ferreira da | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-3885-2634 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/7293445079126935 | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Costa, Luciano Gonsalves | - |
dc.contributor.referee4ID | https://orcid.org/0000-0001-9665-0830 | pt_BR |
dc.contributor.referee4Lattes | http://lattes.cnpq.br/2854189961084292 | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Zanatta, Shalimar Calegari | - |
dc.contributor.referee5ID | https://orcid.org/0000-0003-0302-8300 | pt_BR |
dc.contributor.referee5Lattes | http://lattes.cnpq.br/1110095948611350 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICA | pt_BR |
dc.subject.capes | Ensino | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
movimentoretilineotdics_produto.pdf | 11,83 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
movimentoretilineotdics.pdf | 16,36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons