Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36101
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Aguinaldo Porfirio dos-
dc.date.accessioned2025-03-14T21:18:23Z-
dc.date.available2025-03-14T21:18:23Z-
dc.date.issued2024-12-13-
dc.identifier.citationSANTOS, Aguinaldo Porfirio dos. Proposta de ensino de movimento retilíneo uniforme e movimento retilíneo uniformemente variado com o uso de TDICs. 2024. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2024.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36101-
dc.descriptionAcompanha: Propostas de atividades práticas sobre movimento retilíneo uniforme e movimento retilíneo uniformemente variado.pt_BR
dc.description.abstractThis study presents a didactic sequence for teaching Uniform Rectilinear Motion (URM) and Uniformly Accelerated Rectilinear Motion (UARM) in Physics classes. The proposal was implemented at a state public school in Paraná, Brazil, involving 18 firstyear high school students. The methodology was based on David Ausubel's concept of meaningful learning, aiming to enhance the teaching and learning processes of specific kinematics concepts. To address the content, questionnaires, simulators, apps with guided instructions, and exercise lists were used. The activities were conducted in groups to encourage interaction among students and between students and the teacher. Resources included digital questionnaires, platforms, and simulators such as those available on Walter Fendt's platform, Tracker, and Google Maps, which facilitated a more dynamic exploration of the concepts. The results highlight the importance of pedagogical innovation through the integration of digital information and communication technologies into teaching practices. These approaches make lessons more engaging and foster meaningful learning. Students emphasized the relevance of experiments, the use of computer labs, and mobile applications in their learning process. Additionally, they reported that simulations of real-life situations significantly contributed to a deeper understanding of theoretical concepts, offering a more playful and engaging approach.pt_BR
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Tecnológica Federal do Paranápt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectFísica (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectDidática (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectCinemáticapt_BR
dc.subjectLearningpt_BR
dc.subjectKinematicspt_BR
dc.titleProposta de ensino de movimento retilíneo uniforme e movimento retilíneo uniformemente variado com o uso de TDICspt_BR
dc.title.alternativeProposal for teaching uniform rectilineous movement and uniformly varied rectilineous movement with the use of TDICspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.description.resumoEste trabalho apresenta uma sequência didática para o ensino de Movimento Retilíneo Uniforme (MRU) e Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV) na disciplina de Física. A proposta foi implementada em um colégio da rede estadual de ensino do Estado do Paraná, envolvendo 18 estudantes da primeira série do Ensino Médio. A metodologia utilizada baseou-se no conceito de aprendizagem significativa de David Ausubel, com o objetivo de aprimorar o processo de ensino e aprendizagem de conceitos específicos da cinemática. Para abordar os conteúdos, foram empregados questionários, simuladores, aplicativos com roteiros orientados e listas de exercícios. As atividades foram realizadas em grupos, promovendo a interação entre os estudantes e entre os estudantes e o professor. Os recursos utilizados incluíram questionários, plataformas digitais e simuladores, como os disponíveis na plataforma de Walter Fendt, Tracker e Google Maps, que permitiram uma exploração mais dinâmica dos conceitos. Os resultados obtidos evidenciam a importância da inovação pedagógica por meio da incorporação de tecnologias digitais de informação e comunicação nas práticas de ensino, tornando as aulas mais atrativas e promovendo uma aprendizagem significativa. Os Estudantes destacaram a relevância do uso de experimentos, do laboratório de informática e de aplicativos para celular em seu aprendizado. Além disso, consideraram que as simulações de situações reais contribuíram de forma significativa para uma compreensão mais aprofundada da teoria, oferecendo uma abordagem mais lúdica e envolvente.pt_BR
dc.degree.localCampo Mourãopt_BR
dc.publisher.localCampo Mouraopt_BR
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0003-1315-6621pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5333916800775751pt_BR
dc.contributor.advisor1Fontes, Adriana da Silva-
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0085-5020pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0948799905374439pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Santos, Oscar Rodrigues dos-
dc.contributor.advisor-co1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0987-1465pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3450355380659938pt_BR
dc.contributor.referee1Fontes, Adriana da Silva-
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0002-0085-5020pt_BR
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0948799905374439pt_BR
dc.contributor.referee2Deimling, César Vanderlei-
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-1554-0099pt_BR
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3543120613457891pt_BR
dc.contributor.referee3Silva, Débora Ferreira da-
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-3885-2634pt_BR
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/7293445079126935pt_BR
dc.contributor.referee4Costa, Luciano Gonsalves-
dc.contributor.referee4IDhttps://orcid.org/0000-0001-9665-0830pt_BR
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/2854189961084292pt_BR
dc.contributor.referee5Zanatta, Shalimar Calegari-
dc.contributor.referee5IDhttps://orcid.org/0000-0003-0302-8300pt_BR
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/1110095948611350pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.publisher.initialsUTFPRpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::FISICApt_BR
dc.subject.capesEnsinopt_BR
Aparece nas coleções:CM - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
movimentoretilineotdics_produto.pdf11,83 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir
movimentoretilineotdics.pdf16,36 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons