Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/361
Título: Abordagem de especificação de requisitos baseada em projeto axiomático
Autor(es): Pereira, Ana Maria
Orientador(es): Stadzisz, Paulo Cézar
Palavras-chave: Engenharia de sistemas
Engenharia de software
Software - Desenvolvimento
UML (Computação)
Teoria axiomática dos conjuntos
Métodos orientados a objetos (Computação)
Engenharia elétrica
Systems engineering
Software engineering
Computer software - Development
UML (Computer science)
Axiomatic set theory
Object-oriented methods (Computer science)
Electric engineering
Data do documento: 25-Ago-2011
Editor: Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Câmpus: Curitiba
Citação: PEREIRA, Ana Maria. Abordagem de especificação de requisitos baseada em projeto axiomático. 2011. 168 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011.
Resumo: Esta dissertação apresenta uma abordagem que aplica a Teoria de Projeto Axiomático à especificação de requisitos de sistemas de software visando melhorar a qualidade da solução de projeto desde a análise do problema até identificação dos requisitos efetivamente. O objetivo da abordagem desenvolvida é propor e integrar métodos que permitam o uso de Projeto Axiomático em um processo de Engenharia de Requisitos. A abordagem de especificação de requisitos proposta estabelece a aplicação do Axioma da Independência no estudo de problemas e necessidades do cliente. Desta forma, incluem-se no processo de engenharia de requisitos novos domínios de estudo, o domínio do problema e o domínio do cliente. É estabelecido um modelo de hierarquia para a decomposição de Problemas, Necessidades e Requisitos. Um processo de ziguezagueamento é sugerido para que se possa aplicar a abordagem proposta em conjunto com um processo de desenvolvimento interativo e incremental como o Processo Unificado. Apresenta-se um estudo de caso de um sistema de teste de equipamentos em uma linha de produção. O estudo de caso tem por objetivo demonstrar a aplicação prática da abordagem de especificação de requisitos proposta nesta dissertação. Além disso, apresentam-se os experimentos realizados durante o trabalho de pesquisa e seus resultados. Para exemplificar a execução dos experimentos é demonstrado o processo de especificação de requisitos para um sistema de relatórios de visitas a clientes. Este exemplo ajuda a ilustrar como a abordagem apresentada pode ser utilizada para aumentar a consistência e a qualidade dos requisitos de projetos de software.
Abstract: This dissertation presents an approach that applies the Axiomatic Design Theory to the specification of software systems requirements. This Approach intends to improve the quality of design solution since its inception, which involves from the problem analysis to the requirements identification. The purpose of the proposed approach is to offer methods that allow the use of axiomatic design in a process of requirements engineering. The proposed requirements specification approach establishes the application of the Axiom of Independence in the study of problems and costumer needs. In this way, new domains, the problem domain and the costumer domain, are included in the requirements engineering process. It is established a hierarchical model for the decomposition of Problems, Needs and Requirements. A zig-zag process is suggested in order to use the propose approach in conjunction with a development process as the Unified Process. It is presented a case study of a system for equipment testing in a production line. The case study aims to demonstrate the practical application of the requirements specification approach proposed in this dissertation. In addition, the results of the experiments performed during the research are presented. The requirements specification process for a reporting system is shown to illustrate the experiments. This example helps billustrate how the proposed approach can be used to increase the consistency and quality of software requirements.
URI: http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/361
Aparece nas coleções:CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e Informática Industrial

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CT_CPGEI_M_Pereira, Ana Maria_2011.pdf3,27 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.