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http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36098
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.creator | Filus, Caroline Steudel | - |
dc.date.accessioned | 2025-03-14T17:59:34Z | - |
dc.date.available | 2025-03-14T17:59:34Z | - |
dc.date.issued | 2024-06-10 | - |
dc.identifier.citation | FILUS, Caroline Steudel. Análise quantitativa e qualitativa de um exoesqueleto para membros superiores na indústria aeronáutica. 2025. Dissertação (Mestrado em Engenharia Biomédica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2024. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/36098 | - |
dc.description.abstract | This study investigated the ergonomic impact of an upper limb passive exoskeleton in the aeronautical industry, specifically in painting activities. Employing electromyographic measurements (EMG) and participant interviews, we aimed to evaluate musculoskeletal effects and user perceptions related to exoskeleton usage. Our results indicate a significant reduction in muscular activity in the medial deltoid using an upper limb exoskeleton during aeronautical painting tasks. However, concerns regarding disparities between simulated and real-world activities highlight the necessity for increased research in authentic workplace environments. Qualitative findings emphasize the importance of adapted exoskeleton solutions for each occupational activity, addressing perceived structural, flexibility, and weight barriers. Participant suggestions emphasize the need for research to improve ergonomics, ensuring alignment between exoskeleton technology and workers’ psychophysiological characteristics. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Tecnológica Federal do Paraná | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_BR |
dc.subject | Eletromiografia | pt_BR |
dc.subject | Exoesqueletos robóticos | pt_BR |
dc.subject | Ombros | pt_BR |
dc.subject | Músculos | pt_BR |
dc.subject | Indústria aeronáutica | pt_BR |
dc.subject | Ergonomia | pt_BR |
dc.subject | Electromyography | pt_BR |
dc.subject | Robotic exoskeletons | pt_BR |
dc.subject | Shoulder | pt_BR |
dc.subject | Muscles | pt_BR |
dc.subject | Aircraft industry | pt_BR |
dc.subject | Human engineering | pt_BR |
dc.title | Análise quantitativa e qualitativa de um exoesqueleto para membros superiores na indústria aeronáutica | pt_BR |
dc.title.alternative | Quantitative and qualitative analysis of an upper limb exoskeleton in the aerospace industry | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.description.resumo | Este estudo investigou o impacto ergonômico de um exoesqueleto passivo de membro superior na indústria aeroespacial, especificamente em atividades de pintura. Utilizando medições eletromiográficas (EMG) e entrevistas com os participantes, o objetivo foi avaliar os efeitos musculoesqueléticos e as percepções dos usuários em relação ao uso do exoesqueleto. Os resultados indicam uma redução significativa na atividade do músculo deltoide medial ao utilizar um exoesqueleto de membro superior durante as tarefas de pintura aeroespacial. No entanto, preocupações sobre as discrepâncias entre as atividades simuladas e reais destacam a necessidade de mais pesquisas em ambientes de trabalho reais. Os achados qualitativos enfatizam a importância de soluções de exoesqueleto adaptadas a cada atividade ocupacional, abordando barreiras percebidas relacionadas à estrutura, flexibilidade e peso. As sugestões dos participantes revelam a necessidade de incorporar considerações ergonômicas nas pesquisas para garantir alinhamento entre a tecnologia de exoesqueletos e as características psicofisiológicas dos trabalhadores. Recomendase a implementação de um protocolo de análise ergonômica para avaliar a eficácia do exoesqueleto para cada tarefa específica, bem como o desenvolvimento de um protocolo de uso para estruturar e definir a duração, atividade, alcance e frequência de uso, a fim de prevenir efeitos indesejáveis, como fadiga geral ou compensações em outras estruturas, especialmente em músculos antagonistas. | pt_BR |
dc.degree.local | Curitiba | pt_BR |
dc.publisher.local | Curitiba | pt_BR |
dc.creator.ID | https://orcid.org/0009-0001-9681-1961 | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6052250269166084 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Campos, Daniel Prado de | - |
dc.contributor.advisor1ID | https://orcid.org/0000-0001-6233-6077 | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2260564602839139 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1 | Mendes Júnior, José Jair Alves | - |
dc.contributor.advisor-co1ID | https://orcid.org/0000-0001-5578-7734 | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1920188611669631 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Campos, Daniel Prado de | - |
dc.contributor.referee1ID | https://orcid.org/0000-0001-6233-6077 | pt_BR |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2260564602839139 | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Mendes Júnior, José Jair Alves | - |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0001-5578-7734 | pt_BR |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/1920188611669631 | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Okimoto, Maria Lucia Leite Ribeiro | - |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0002-1968-1964 | pt_BR |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/9724832203454429 | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica | pt_BR |
dc.publisher.initials | UTFPR | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA BIOMEDICA | pt_BR |
dc.subject.capes | Engenharia Biomédica | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CT - Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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